Livro que desencadeou denúncias contra Boaventura está “sob revisão”
Editora Routledge suspendeu a venda de Sexual Misconduct in Academia. Colectivo de vítimas diz que artigo mostrou “padrão”. Boaventura nega influência na decisão.
A editora científica Routledge suspendeu a venda da obra Sexual Misconduct in Academia, da qual constava o artigo que desencadeou acusações de abuso sexual, moral e extractivismo intelectual contra os investigadores Boaventura de Sousa Santos e Bruno Sena Martins. O grupo editorial confirma ao PÚBLICO que a obra “está actualmente sob revisão”, sem responder a mais questões. Uma carta aberta do Colectivo de Vítimas CES [Centro de Estudos Sociais]/UC [Universidade de Coimbra], que já representa sete mulheres de várias nacionalidades, manifesta “muita preocupação” pelo facto e apela a que o livro volte a ser disponibilizado. Boaventura diz ao PÚBLICO: "Não tive qualquer influência na decisão da Routledge de suspender o artigo."
O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.