Grupo de activistas esvaziou pneus de 100 SUV em Lisboa

Esta foi a terceira acção de boicote de activistas associados ao grupo The Tyre Extinguishers em Lisboa.

Foto
Activistas climáticos querem "tornar impossível ter um SUV numa zona urbana" The Tyre Extinguishers/Twitter
Ouça este artigo
00:00
01:21

Exclusivo Gostaria de Ouvir? Assine já

Na noite desta terça-feira, um grupo de activistas da rede The Tyre Extinguishers voltou a Lisboa e esvaziou os pneus de uma centena de veículos SUV em vários bairros da cidade.

A nova acção de boicote, a terceira deste grupo na capital portuguesa, aconteceu nas freguesias de Telheiras, Avenidas Novas e Areeiro, zonas escolhidas "deliberadamente", dizem os activistas, para atingir bairros da cidade com maior poder económico.

Nos automóveis foram deixados panfletos onde se lê: "Atenção, o teu sugador de combustível mata", uma vez que "os SUV foram a segunda maior causa do aumento de emissões de CO2 na última década".

"Para além dos impactos climáticos e de causarem mais poluição atmosférica, os SUV e veículos de tracção às quatro rodas estão associados a uma maior probabilidade de acidentes graves, mesmo fatais", defende a rede internacional em comunicado enviado às redacções.

O movimento chegou a Portugal no final de Maio e, à data, os activistas climáticos confirmaram ao PÚBLICO que existiriam "mais acções" e incentivaram a população a envolver-se no protesto. Querem "tornar impossível ter um 4x4 enorme poluente em áreas urbanas", esvaziando os pneus destas viaturas "semana após semana".

No seu site, a organização fundada no Reino Unido em 2022 indica os seus alvos mais comuns: o Land Rover Discovery e os modelos SUV da Volvo, Jeep, Nissan e Toyota.