Espanha: Esquerda tem duas semanas para evitar governo do PP e do Vox

PSOE e Sumar esperam que o fantasma do Vox provoque a mobilização da esquerda. Com tudo em aberto, o único frente a frente entre Sánchez e Feijóo, esta segunda-feira, ganha especial relevo.

Foto
Alberto Núñez Feijóo em Barcelona no início da campanha eleitoral EPA/Alejandro Garcia
Ouça este artigo
00:00
06:02

Exclusivo Gostaria de Ouvir? Assine já

Faltam duas semanas para 37 milhões de eleitores decidirem se selam a mudança de ciclo político e devolvem o poder em Espanha à direita, pondo fim à primeira experiência de governo de coligação da história da democracia no país, que uniu o PSOE de Pedro Sánchez ao Podemos. Se o fizerem, estarão com grande probabilidade a escolher um novo executivo de coligação, juntando agora a direita do PP ao Vox, o partido radical que quer sair do Acordo de Paris, pôr em causa as reformas progressistas dos últimos anos; direitos há muito estabelecidos, como o do aborto; e o próprio modelo das autonomias, propondo até ilegalizar os partidos independentistas.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.