“Rock in Rio Febras” a ferver: já há excursões para o “festival cujo nome não pode ser pronunciado”
Nomes não faltam: o Festival de Rock que Acontece Perto do Rio Febras e que incomodou o Rock in Rio. atingiu dimensão nacional. Novidade: “Parece que também somos concorrentes do Paredes de Coura”.
A organização do "Rock in Rio Febras" disse esta quarta-feira estar surpreendida com a dimensão nacional que o festival atingiu, após a polémica com o Rock in Rio, acrescentado que até já foi contactada por excursões de Lisboa.
O pequeno festival de música, que se realiza a 22 de Julho em São Salvador de Briteiros, no concelho de Guimarães, distrito de Braga, teve uma "enorme repercussão e mediatismo", depois de se saber que a empresa responsável pelo Rock in Rio Lisboa notificou o "Rock in Rio Febras" a mudar de nome, alegando uso indevido da marca e concorrência desleal.
Em declarações à agência Lusa, o presidente da Casa do Povo de Briteiros, Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) que organiza o evento, deu conta de que o festival "assumiu uma dimensão que está a ultrapassar tudo" o que era expectável.
"Já fomos contactados por grupos de pessoas que gostavam de vir em excursão de Lisboa a perguntar se temos espaço para dormir, para acampar. Não temos. Não dá. Acreditávamos e estávamos a trabalhar para ter, no mínimo, o mesmo número de pessoas do ano passado, mas nada como aparecer nas rádios nacionais, ser contactado por malta de todo o lado a dizer que quer vir, gente da freguesia a dizer que vai anunciar na Internet quartos para arrendar junto ao recinto. Parece surreal", revelou Vasco Marques.
O responsável contou que na primeira edição do "Rock in Rio Febras", realizada em 2022, passaram pelo recinto cerca de 1.500 pessoas ao longo de todo o dia, sublinhando que se estivessem todas ao mesmo tempo já se sentiriam apertadas.
Face à procura que o festival deste ano - que terá cinco bandas e quatro DJ locais a actuar - está a ter, a organização vai fazer algumas alterações para "duplicar ou triplicar a capacidade" do parque fluvial de Briteiros, nas margens do rio Febras.
Vasco Marques sublinhou que é importante que o público se divirta e usufrua do recinto, mas em segurança, salientando que a organização está a pensar numa solução em conjunto, pois há a limitação do espaço, do estacionamento ou a questão das casas de banho.
Uma das possibilidades é a criação de um bilhete, grátis, para se poder limitar a entrada, mas esse ainda não é um assunto fechado.
No cartaz de 2022 podia ler-se: "começa às quatro da tarde e acaba até a GNR chegar". Segundo o presidente da Casa do Povo de Briteiros, esse também será o espírito do festival deste ano, mantendo sempre o seu cariz social e comunitário, sendo que as receitas revertem para o centro de dia.
"No ano passado tivemos cerca de trinta voluntários da freguesia a cozinhar as febras, as bifanas, a vender bebidas. Toda a comunidade local se envolve e se associa ao festival. São os vizinhos do espaço que fornecem a electricidade e a água e não pagamos nada, não pedem nada. No dia seguinte ao festival estava tudo limpo, sem lixo", enalteceu este responsável.
Vasco Marques partilhou outra história com a Lusa, adiantando que pediu a um amigo - comercial numa empresa de telecomunicações - cerca de 50 a 60 fitas vermelhas para segurar as credenciais que identificam os elementos da organização ("staff").
"Ele disse prontamente que me arranjava isso. Perguntaram-lhe se era para o "Rock in Rio Febras", ele disse que sim. Entretanto recebeu ordens superiores de que afinal não podia fornecer as fitas, pois a empresa para a qual trabalha é parceira do Festival de Paredes de Coura. Parece que também somos concorrentes do Festival de Coura", ironizou este elemento da organização.
Quanto ao novo nome a dar ao festival, o presidente da Casa do Povo de Briteiros revelou, de forma humorada, que será o público a escolher através das várias plataformas digitais.
"O Conselho de Administração [do festival] reuniu ontem [terça-feira] e decidiu que o nome será democraticamente escolhido pelas pessoas. Vamos colocar nas redes sociais dois ou três nomes e pôr à votação. Pensamos fazer isso esta semana", concluiu Vasco Marques.