Lua
As imagens da primeira super-Lua do ano, que abrilhantou cidades por todo o mundo
Primeira das quatro super-Luas do ano foi visível por todo o mundo na noite passada. A "Lua dos Cervos" é uma coincidência entre a Lua cheia e o perigeu. Há outra (ainda mais "super") a 31 de Agosto.
As lentes fotográficas um pouco por todo o mundo convergiram na noite passada para a primeira das quatro super-Luas que se vão registar ainda este ano.
A cultura nativa americana chama-lhe "Lua dos Cervos" por ser nesta altura do ano que esses animais atingem a maturidade e os cornos começam a crescer nas suas cabeças. Mas, astronomicamente falando, paisagens nocturnas como esta surgem quando o momento da Lua cheia coincide no tempo com um ponto de maior aproximação entre o satélite natural da Terra e o nosso planeta — o perigeu.
As imagens chegaram do Brasil à Turquia, do México ao Chipre, da Argentina à Grécia, passando por Espanha. Nelas, a Lua parece coroar mesquitas e templos; e serve de pano de fundo a teleféricos e igrejas. Às vezes, afigura-se como uma grande orbe branca sobre a água — mas outras vezes, ainda próxima do horizonte, parece ser ocre.
Esta não foi a maior super-Lua de 2023. Esta noite, o satélite natural da Terra esteve a 361.934 quilómetros de distância do planeta. Mas a 31 de Agosto estará ainda mais perto, a 357.344 quilómetros.