Calculador vai indicar pegada carbónica dos peregrinos inscritos na JMJ
O calculador irá contemplar as actividades realizadas desde o ponto de origem até ao último dia da jornada.
Os peregrinos inscritos na Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023 vão poder conhecer a sua pegada carbónica, com recurso a um calculador que ficará disponível na aplicação do encontro, foi anunciado esta terça-feira pela organização.
O calculador, desenvolvido pela Novo Verde e a ERP Portugal, entidades gestoras de resíduos de embalagem e de resíduos de equipamentos eléctricos e electrónicos, “contempla as actividades realizadas desde o ponto de origem até ao último dia da jornada”.
“Através de um questionário inicial é possível, a cada peregrino, descobrir a sua pegada estimada até ao final do encontro”, informa a organização da JMJ Lisboa 2023, acrescentando que, com a ajuda de um manual, “o peregrino tem a possibilidade de aprender, melhorar e mitigar acções, por forma a reduzir o seu impacto”.
Para a organização da JMJ, que acontece de 1 a 6 de Agosto, “estas medidas de mitigação permitem uma maior consciencialização ambiental, levando a que cada peregrino adopte práticas mais sustentáveis, não apenas na Jornada Mundial da Juventude, mas para o resto da sua vida”.
O calculador da pegada carbónica será apresentado na tarde da próxima quinta-feira, durante uma visita de representantes da Novo Verde e da ERP Portugal à sede da JMJ. Nesse dia, também o presidente do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas, Nuno Banza, será recebido pelo presidente da Fundação Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023, o bispo Américo Aguiar.
“A JMJ Lisboa 2023 assume um forte compromisso com a sustentabilidade, pretendendo que seja incorporada nas múltiplas vertentes da sua organização e também na consciencialização dos peregrinos para que assumam esta preocupação ao longo de toda a sua vivência”, assegurou o Comité Organizador Local da Jornada, em comunicado.