Papa Francisco pediu atenção a “outras guerras” frequentemente esquecidas

Na intervenção para os fiéis presentes na Praça de São Pedro, no Vaticano, o Papa Francisco pediu que se reze “pela paz”, em particular pelo povo da Ucrânia, mas sem esquecer outras guerras.

Foto
Papa Francisco pediu este domingo que os fiéis rezem por todas as guerras no Mundo Reuters/GUGLIELMO MANGIAPANE

O Papa Francisco pediu este domingo para que se reze "pela paz", especialmente pelo povo ucraniano, e que não se descuide "outras guerras, infelizmente muitas vezes esquecidas".

"Queridos irmãos e irmãs, também neste Verão, não nos cansemos de rezar pela paz, especialmente pelo povo ucraniano, tão duramente atingido", implorou o Papa aos fiéis reunidos na Praça de São Pedro, no Vaticano.

Na sua intervenção, acrescentou outro pedido: "Não descuidemos outras guerras, infelizmente muitas vezes esquecidas, e dos numerosos conflitos e confrontos que mancham de sangue muitos lugares da terra".

Francisco apelou a que as pessoas se interessem "pelo que está a acontecer" no mundo. "Ajudemos os que sofrem e rezemos, porque a oração é a força que protege e sustenta o mundo", afirmou.

Durante a oração, o chefe da igreja católica também convidou os fiéis a reflectirem sobre quantos conflitos poderiam ser resolvidos ao "escutar os outros, com o desejo sincero de se compreenderem".

Precisamente esta semana, um enviado do Papa, o cardeal Matteo Zuppi, viajou até Moscovo, capital da Rússia, para tentar mediar a guerra na Ucrânia.

O Vaticano não divulgou os resultados da visita do cardeal Matteo Zuppi, que em breve se reunirá com o pontífice "com vista a dar novos passos, tanto no plano humanitário como na busca de caminhos para a paz" e também para comentar a sua visita a Kiev, capital da Ucrânia, que realizou há três semanas.