Nova tentativa de abertura ao mar da lagoa de Santo André fracassou
Após duas intervenções falhadas em Março, operação de renovação das águas voltou a não ter sucesso. Comunidade acusa autoridades de incompetência e teimosia. Teme-se definhamento da lagoa.
À terceira não foi de vez. A nova tentativa de abertura da lagoa de Santo André ao mar, ocorrida a 19 de Junho, voltou a não correr bem. Depois dos ensaios de 7 e 11 de Março, cujo fracasso deixou os pescadores e os residentes da zona bastante descontentes, as derradeiras expectativas estavam depositadas na realização de mais uma operação de rompimento do cordão dunar. Um procedimento anual realizado com o fim de se proceder à renovação das águas do aquífero, localizado no concelho de Santiago do Cacém, para assim garantir o seu equilíbrio ecológico.
O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.