“O Governo deve guardar estes ganhos orçamentais para tempos mais difíceis”

Rupa Duttagupta, chefe de missão do FMI em Portugal, diz que se o desempenho da economia ajudar as finanças públicas o melhor é aproveitar para baixar a dívida.

Foto
Aumento dos preços já terá atingido o seu pico, defende a economista Nelson Garrido
Ouça este artigo
00:00
09:38

Exclusivo Gostaria de Ouvir? Assine já

A responsável da equipa do Fundo Monetário Internacional (FMI) encarregada de acompanhar a economia portuguesa e que na passada quinta-feira publicou o seu relatório anual não está convencida sobre a vantagem de aproveitar os ganhos orçamentais para baixar impostos. Rupa Duttagupta lembra que aproveitar agora para reduzir a dívida é a forma de, “quando os fundos europeus do PRR acabarem, conseguir manter o investimento público a níveis elevados”. A economista pede ainda uma mudança na forma como o Estado dá a sua ajuda. O pacote de ajuda do Governo foi para famílias que precisavam, mas também para famílias que não precisavam desse apoio”, afirma.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.