John Romita (1930-2023): ele fez do Homem-Aranha um homem

Morreu aos 93 anos um dos grandes autores da BD norte-americana. Foi ele que apurou a imagem do Homem-Aranha e o criador de personagens como Justiceiro ou Wolverine.

Foto
Romita foi director de arte da Marvel desde 1972 até ao dia em que se reformou, em 1996 DR
Ouça este artigo
00:00
05:57

Exclusivo Gostaria de Ouvir? Assine já

“Sempre me sentia um visitante quando pegava no Homem-Aranha. Estava a fazer um serviço. Estava sempre a imitar o Steve Ditko [co-criador, com Stan Lee], manter a personagem consistente. Por isso, nos primeiros números, não me sentia John Romita”, contava John Romita nos primeiros tempos em que começou a desenhar o mais famoso super-herói da Marvel. E é verdade que Romita não foi o criador do Homem-Aranha, nem de nenhuma das personagens a que deu vida na BD. Mas foi ele que lhe cristalizou a imagem. O Homem-Aranha que se balança em teias nos comics e no cinema é aquele que saiu do lápis de John Romita, e todos os que pegaram em Peter Parker depois dele seguiram as suas instruções, incluindo o filho, John Romita Jr., que é o actual ilustrador titular de Amazing Spider-Man.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.