Como esperado, Wembanyama foi a primeira escolha do draft da NBA

O draft não trouxe surpresas nos primeiros lugares, com Brandon Miller a ser escolhido no segundo lugar, pelos Hornets, e o base Scoot Henderson em terceiro, pelos Blazers.

Foto
Wembanyama (à direita) no draft da NBA EPA/JUSTIN LANE

O poste francês Victor Wembanyama foi a primeira escolha do draft da NBA, escolhido pelos San Antonio Spurs, com o jogador a referir que está a cumprir um sonho.

Wembanyama, de 19 anos e 2,21 metros, era apontado como a escolha incontestável na primeira posição do draft, que decorreu na quinta-feira em Brooklin, e os Spurs, liderados pelo experiente Gregg Popovich, limitaram-se a confirmar o que há muito estava anunciado.

"Esta é provavelmente a melhor noite da minha vida. É um sonho tornado realidade, é inacreditável", afirmou o jogador.

Wembanyama jogou na última época no Metropolitans 92, equipa da principal divisão do basquetebol francês e estreou-se em Novembro pela selecção francesa, então com 18 anos, tendo conseguido 20 pontos e nove ressaltos, em pouco mais de 23 minutos, num triunfo na Lituânia.

O poste começou na formação do Nanterre e jogou depois no ASVEL, antes de chegar aos Metropolitans 92, seguindo agora rumo aos Estados Unidos.

"Vou dar 100% e fazer tudo o que estiver ao meu alcance para ajudar esta franquia a ganhar. Quero causar impacto nos adeptos e na comunidade. Quero aprender a chegar cada vez mais perto do título e o caminho para o atingir", salientou.

Esta foi a terceira vez que os Spurs venceram a lotaria do draft, sendo que nas duas ocasiões anteriores seleccionaram David Robinson em 1987 e Tim Duncan em 1997, membros fundamentais da dinastia que conquistou cinco títulos da NBA.

O draft não trouxe surpresas nos primeiros lugares das escolhas, com o extremo Brandon Miller a ser escolhido no segundo lugar pelos Charlotte Hornets, enquanto o base Scoot Henderson foi a terceira escolha, que estava na posse dos Portland Trail Blazers.