Amazon investe 91 milhões de euros em novo centro de IA generativa

A Amazon Web Services anunciou um centro de IA generativa com workshops para pôr mais empresas a usar a tecnologia do ChatGPT com a infra-estrutura e os profissionais da gigante.

Foto
O centro visa acelerar o desenvolvimento de novas ferramentas de IA generativas Cesc Maymo/Getty
Ouça este artigo
--:--
--:--

Exclusivo Gostaria de Ouvir? Assine já

A Amazon Web Services (AWS), empresa do grupo Amazon, anunciou um investimento de mais cem milhões de dólares (cerca de 91 milhões de euros) num novo centro de IA generativa, o ramo da inteligência artificial que desenvolve ferramentas como o ChatGPT que são capazes de produzir conteúdo original (imagens, texto, código informático) com base em enormes quantidades de dados. Desde o começo do ano que o sector encabeçado pelas Big Five (Apple, Google, Amazon, Meta e Microsoft) já depositou vários milhares de milhões de euros na área apesar de cortes generalizados de outras despesas e postos de trabalho. Só a Microsoft investiu 9,1 mil milhões de euros na OpenAI, a criadora do ChatGPT.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.