Rui Portugal é candidato ao cargo de director-geral da Saúde
Para já conhecem-se dois candidatos à sucessão de Graça Freitas. Além de Rui Portugal também está na corrida André Peralta Santos.
Rui Portugal, que se demitiu do cargo de subdirector geral da Saúde em 31 de Maio apresentou à Comissão de Recrutamento e Selecção para a Administração Pública (Cresap) a sua candidatura ao cargo de director-geral da Saúde, confirmou o próprio ao PÚBLICO, sem prestar mais declarações.
Quando abandonou o cargo na Direcção-Geral da Saúde (DGS) Rui Portugal não apresentou as razões para a saída. Nem o ministro da Saúde revelou que razões teriam sido essas. “Isso deve dirigir-se a ele. Seria até indelicado ser eu a comentar isso. Posso dizer é que nós, Estado português, nós, Ministério da Saúde, agradecemos ao senhor doutor Rui Portugal todo o trabalho que ele fez, toda a sua dedicação à causa, nomeadamente nos anos de pandemia”, afirmou, citado pela agência Lusa no início deste mês.
Rui Portugal tinha assumido o cargo de subdirector-geral em Agosto de 2020. Em Fevereiro deste ano, tinha afirmado ao PÚBLICO estar preparado para assumir a candidatura ao cargo até aqui ocupado por Graça Freitas. “Tenho currículo, experiência local, regional, nacional e internacional que mo permite”, afirmou. “Estou totalmente preparado para apresentar uma candidatura à Cresap para director-geral da Saúde.” Candidatura que agora se concretizou.
Rui Portugal chegou a assumir o cargo de director-geral da Saúde durante a pandemia, durante o isolamento de Graça Freitas e é agora candidato ao cargo, a par de André Peralta Santos, que foi chamado para substituir Rui Portugal aquando da sua saída.
Rui Portugal é especialista em Saúde Pública. Foi director executivo do Plano Nacional de Saúde entre 2012 e 2017 e presidente do conselho directivo da Administração Regional de Lisboa e Vale do Tejo. Desempenhou a função de coordenador do Gabinete Regional de Intervenção para a Supressão da Covid-19 em Lisboa e Vale do Tejo e também foi administrador do Hospital de Pulido Valente. Com Fernando Costa