Berlim dá dez mil milhões à Intel pelo maior investimento estrangeiro na Alemanha

Fábrica de produção de chips em Magdeburgo custará 30 mil milhões de euros, dos quais um terço será pago pelos contribuintes alemães. Subsídios multimilionários estendem-se a outros mas têm oposição.

Foto
Da esquerda para a direita: Pat Gelsinger (Intel) e o chanceler Olaf Scholz (ambos de pé, em segundo plano) cumprimentam-se depois de selarem um acordo para a criação de uma fábrica de semicondutores na cidade de Magdeburgo EPA/FILIP SINGER
Ouça este artigo
--:--
--:--

Exclusivo Gostaria de Ouvir? Assine já

A empresa norte-americana de semicondutores Intel confirmou na segunda-feira que vai avançar com a construção de uma nova fábrica de produção de circuitos integrados (chips) na Alemanha, depois de o governo germânico ter aceitado dar um subsídio estatal de 9900 milhões de euros ao projecto, que será o maior investimento estrangeiro jamais feito naquele país.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.