Estágios remunerados, mudanças nos mestrados, mais autonomia das universidades: como o Governo quer mobilizar mais professores
Governo está a rever formação inicial de professores e proposta deverá ir para consulta pública em breve. Profissionais da área defendem uma maior ligação entre a academia e as escolas.
É uma profissão em crise, em Portugal e além fronteiras, mas por cá o fenómeno será mais preocupante. O corpo docente está descontente com a carreira — as inúmeras greves e protestos que marcaram o ano lectivo provam-no —, está envelhecido, quando mais de 55% tem mais de 50 anos, e com dificuldade de atrair as gerações mais novas. Há poucos professores na faixa dos 30 e dos 40 anos e será preciso ter nas escolas mais 3450 novos docentes por ano até 2030/2031, segundo a Direcção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência.
O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.