Estátuas gregas dançam e Hércules faz mortais no Olimpo nestes vídeos de IA
James Gerde copia as danças de vídeos de criadores de conteúdo para pôr as estátuas a mexer. Afrodite é presença assídua e até a Estátua da Liberdade dança “quando ninguém está a ver”.
James Gerde é fotógrafo e videógrafo, mas os seus trabalhos mais vistos foram feitos só com ferramentas de inteligência artificial (IA).
No Instagram, James divertiu-se a usar IA generativa para pôr estátuas gregas a dançar. O primeiro vídeo, publicado em Maio, mostra uma bailaria que se transforma em robot enquanto rodopia, mas a montagem de Hércules a subir ao Olimpo com acrobacias e mortais, publicada a 25 de Maio, foi a mais vista até agora, com quase 50 milhões de visualizações.
“Nos últimos tempos tenho-me concentrado muito na animação com IA, que me tem trazido muita satisfação. Espero poder partilhar muito mais do meu trabalho convosco, por isso, se quiserem ver, digam-me e eu faço”, escreveu numa publicação, acrescentando que também aceita sugestões de danças e músicas.
As montagens das coreografias são feitas a partir de vídeos de criadores de conteúdo que o videógrafo de Seattle vai encontrando nas redes sociais. Os movimentos de Hércules, por exemplo, são na verdade copiados de um vídeo de Manolet Marcos Torreno a dançar na rua, mas há mais.
Na Grécia, as deusas Atenas, Artemis e Afrodite dançam hip-hop, ao passo que outras duas estátuas preferem disco. Em Nova Iorque, a Estátua da Liberdade prova que os rumores sobre a cidade não dormir são mentira e de vez em quando dá uns passos sem “ninguém estar a ver”, lê-se na legenda.
Também há quem prefira tocar guitarra, saxofone, violoncelo ou andar de skate, como é o caso de Apolo. As pinturas renascentistas e os astronautas também se mexem e até Elon Musk, dono da Tesla e da Spacelink, dança como Hércules, depois de ter elogiado o vídeo viral original. “Estava à espera que se transformasse num Tesla”, escreveu um seguidor.