Museu Nacional de Arte Antiga expõe obra de um funcionário das Finanças que sabia desenhar

No século XVIII, não são muitos os que se dedicam ao desenho em Portugal e ainda menos os que o fazem nas horas vagas. Passados 230 anos da sua morte, Cavaleiro Faria tem a sua primeira exposição.

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Cavaleiros em combate, desenho à pena a tinta castanha pertencente à colecção do MNAA DGPC/ADF/Luísa Oliveira
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Paisagem com igreja e grupos, 1770. Aqui está bem visível o par de cavaleiros que muitas vezes aparece no trabalho deste artista amador Cortesia: Museu Nacional de Arte Antiga
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Paisagem com grandes ruínas clássicas e figuras é um exemplo dos muitos desenhos que Cavaleiro Faria fez de ruínas DGPC/ADF/Luísa Oliveira
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Oficiais a Cavalo frente a um Acampamento Militar Cortesia: Colecção Dona M. Teresa Ramada-Curto de Bragança
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Se estivesse em casa a 1 de Novembro de 1755, e não numa quinta lá para os lados do Lumiar, provavelmente não teria sobrevivido e não teria produzido boa parte da obra que hoje lhe é atribuída. Vivia com a família no Sacramento, freguesia que foi fortemente afectada pelo grande terramoto de Lisboa. Foi ali que ruíram dois dos maiores conventos da cidade, dando origem à expressão popular “cair o Carmo e a Trindade”.

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