A nossa espécie aventurou-se pelas florestas na Ásia há mais de 80 mil anos

Nova investigação revela que o Homo sapiens atravessou o Sudeste asiático há cerca de 80 mil anos. Estes humanos adaptaram-se e viajaram pelo interior das florestas – algo que não sabíamos.

A equipa de investigação recolheu sedimentos ao longo dos últimos 15 anos na gruta de Tam Pà Ling, em Laos
Fotogaleria
A equipa de cientistas recolheu sedimentos ao longo dos últimos 15 anos na gruta de Tam Pà Ling, no Laos Kira Westaway
africa,paleontologia-,genetica,evolucao-humana,arqueologia,antropologia,
Fotogaleria
A gruta de Tam Pà Ling, no Laos, tem sido explorada pelos cientistas desde 2009 Kira Westaway
Ouça este artigo
--:--
--:--

Exclusivo Gostaria de Ouvir? Assine já

Há pelo menos 233 mil anos que os primeiros humanos anatomicamente modernos começaram a ocupar o Leste de África. Este terá sido o ponto de partida para a grande globalização do Homo sapiens para fora de África: primeiro para o Médio Oriente, depois para o restante continente asiático, para a Oceânia, para a Europa e, por fim, a América. Nomeadamente, no caminho para a Austrália, o percurso historicamente idealizado era à beira-mar – seguindo a costa como trajecto de migração. No entanto, ao contrário do que pensávamos, há aproximadamente 80 mil anos já havia humanos modernos, a nossa própria espécie (Homo sapiens), a atravessar o Sudeste asiático através das florestas e junto aos rios interiores do continente.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar