Morreu Ted Kaczynski, o Unabomber

Kaczynski, que tinha 81 anos, foi encontrado morto na sua cela de prisão. Foi autor de uma longa campanha de atentados através de correspondência armadilhada.

Foto
Ted Kaczynski, após a sua detenção em 1996 Bureau of Prisons/Getty Images

O bombista norte-americano Theodore "Ted" Kaczynski, também conhecido por Unabomber, foi encontrado morto na sua cela, no hospital-prisão de Butner, estado da Carolina do Norte, EUA, este sábado de manhã. A informação foi confirmada por um porta-voz da FBP, a agência federal dos Estados Unidos responsável pelo sistema prisional. Ainda não se conhece a causa da morte. Kaczynski tinha 81 anos.

Entre o final dos anos 1970 e a década de 1990, Kaczynski matou três pessoas e feriu outras 23 pessoas numa série de atentados cometidos através de correspondência armadilhada. Muitos dos sobreviventes ficaram mutilados.

Os alvos das bombas, fabricadas numa pequena cabana no Montana rural, onde viva como um eremita, eram sobretudo faculdades de ciência, companhias aéreas e empresas que Kaczynski, um antigo professor de matemática, culpava pela destruição da natureza e pelo que considerava ser uma industrialização excessiva. O norte-americano esteve 20 anos foragido, até ser capturado pelas autoridades em 1996.

Em 1998, foi condenado a quatro sentenças de prisão perpétua, e mais 30 anos, por uma campanha de terror que deixou universidades e instituições de todo o país em pânico. Kaczynski admitiu a autoria de 16 atentados cometidos entre 1978 e 1995.

Grande parte da sentença foi cumprida na prisão federal Supermax em Florence, no Colorado, uma unidade de segurança máxima onde cumprem pena alguns dos mais notórios e perigosos reclusos dos Estados Unidos, incluindo vários indivíduos condenados por terrorismo. Kaczynski acabaria por ser transferido para o hospital-prisão de Butner devido a problemas de saúde.

Jovem génio

Com um QI de 167, Kaczynski era considerado um génio. Nasceu a 22 de Maio de 1942 em Chicago, estado do Ilinóis. Quem o conheceu na infância, descreve Kaczynski como uma criança inteligente e calma. Aos 15 anos, entrou na reputada Universidade de Harvard com uma bolsa de mérito depois de ter concluído o secundário antes de tempo (saltou o sexto ano).

"Lembro-me que Ted era muito bom em química. O Ted tinha o conhecimento necessário para juntar coisas como baterias, fios, nitrato de potássio e tudo o mais, e criar explosões", partilhou Dale Eickelman, um antigo colega de infância de Kaczynski, ao jornal local Daily Southtown, após a detenção do bombista.

Foto
Fotografia de arquivo do antigo matemático e professor americano Ted Kaczynski Sygma/Sygma via Getty Images

Aos 25 anos, Kaczynski já tinha completado um doutoramento em Matemática e tornava-se o professor mais jovem a ser contratado pela Universidade da Califórnia-Berkeley. Não permaneceu muito tempo no cargo: em 1969, deixou o trabalho e mudou-se para uma cabana numa floresta em Lincoln, estado do Montana, com a missão de se tornar auto-suficiente e viver rodeado pela natureza.

Com os anos, tornou-se obcecado com o impacto do crescimento industrial no planeta. Começou a dedicar-se a experiências de terrorismo ecológico (o chamado “eco-terrorismo”) depois de ver vários dos seus locais preferidos destruídos pela industrialização.

Kaczynski enviou a sua primeira carta-bomba em 1978. Fabricou-a a partir de pedaços de sucata e de madeira.

Manifesto e captura

Nos anos 1990, o Unabomber (nome de código atribuído pelos investigadores, quando a identidade do terrorista ainda era desconhecida) escreveu aos jornais norte-americanos The Washington Post e The New York Times, propondo pôr termo à sua actividade bombista a troco da publicação do seu manifesto. Com o acordo do FBI, os dois jornais publicaram o documento anónimo, em que Kaczynski procurava justificar as suas acções violentas. Em Industrial Society and Its Future (A Sociedade Industrial e o Seu Futuro), o antigo professor de matemática denunciava uma sociedade alienada pelo progresso tecnológico.

Foi o longo texto, de 35 mil palavras, que levou à sua detenção. O irmão de Kaczynski, David Kaczynski, reconheceu o estilo do irmão e alertou as autoridades norte-americanas. O Unabomber foi finalmente capturado a 3 de Abril de 1996, na cabana do Montana.

A história de Kaczynski inspirou vários filmes, séries e documentários incluindo Manhunt: Unabomber (a temporada de 2017 da série televisiva Manhunt) e o filme Ted K, em 2021.