Uma bienal para tentar ajudar a “dignificar” a arte feita para os mais novos
A Bienal Cultura e Educação, que tem percorrido o país e decorre até final do mês, defende que as escolas devem ser pólos culturais (assim como as instituições culturais devem ser espaços educativos).
Luís Sá entra na biblioteca da Escola Básica São Lázaro, em Braga, com malas de viagem. Mas não vai, depois de sair desse estabelecimento de ensino, apanhar nenhum voo: lá dentro estão à volta de dez cavaquinhos, que ao longo da próxima hora serão propriedade de outras tantas crianças. O músico é um dos formadores d’O Cavaquinho nas Escolas, projecto que leva este instrumento minhoto às escolas básicas de Braga e ensina os mais novos a tocá-lo.
O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.