O público paga tão bem, mas tão bem, que não consegue contratar
Como é bom de ver, numa série de competências essenciais para os serviços fornecidos pelo Estado, é o privado que paga mais.
Foi finalmente aberto o concurso para a Direção-Geral da Saúde. Procura-se pessoa licenciada há pelo menos dez anos, com especialização e/ou mestrado e/ou doutoramento em Saúde Pública ou formação pós-graduada em Gestão em Saúde, experiência em organizações internacionais de saúde, de gestão de equipas e projetos, planeamento e orientação de atividades na área da saúde pública, responsabilidade em vigilância de doenças, análise e interpretação de dados. Tanta qualificação e responsabilidade valem, para o Estado português, uns meros 4657 euros de vencimento bruto mensal, já incluindo despesas de representação. Em comparação, o PÚBLICO apurou que o diretor executivo do SNS ganha cerca de 12 mil euros brutos.
O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.