Doze distritos sob aviso amarelo devido à previsão de chuva

A Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil registou entre a meia-noite e as 08h desta sexta-feira 48 ocorrências relacionadas com o mau tempo.

Foto
O IPMA prevê para esta sexta-feira no continente céu geralmente muito nublado Rui Soares

Doze distritos do continente estão esta sexta-feira sob aviso amarelo devido à previsão de aguaceiros, por vezes fortes e acompanhados de trovoadas, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real, Bragança, Aveiro, Viseu, Guarda, Coimbra, Leiria, Santarém e Castelo Branco vão estar sob aviso amarelo até às 15h desta sexta-feira. O aviso amarelo é emitido sempre que existe uma situação de risco para determinadas actividades dependentes da situação meteorológica.

O IPMA prevê para esta sexta-feira no continente céu geralmente muito nublado, temporariamente com boas abertas a partir do meio da tarde, e vento fraco a moderado por vezes forte na faixa costeira a norte do Cabo Raso até ao início da manhã e nas terras altas.

A previsão aponta também para períodos de chuva ou aguaceiros, que nas regiões Norte e Centro podem ser localmente fortes e ocasionalmente acompanhados de trovoadas até meio da tarde, com maior probabilidade até início da manhã. Está ainda prevista neblina ou nevoeiro temporário em alguns locais e pequena descida da temperatura máxima nas regiões do Norte e Centro. As temperaturas mínimas vão oscilar entre os 12 graus Celsius (na Guarda) e os 18 (em Faro e Aveiro) e as máximas entre os 18 (na Guarda) e os 26 (em Évora e Beja).

48 ocorrências entre a meia-noite e as 8h

A Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil (ANEPC) registou entre a meia-noite e as 08h desta sexta-feira 48 ocorrências relacionadas com o mau tempo, perto de metade nos distritos do Porto e Braga.

Em declarações à agência Lusa, Elísio Pereira, da ANEPC, adiantou que naquele período foram registadas 13 ocorrências no distrito do Porto e sete em Braga. “O resto foi repartido por vários distritos. Foram sobretudo inundações e quedas de árvores. A noite foi mais calma, tendo o pico das ocorrências sido registado no final da tarde de quinta-feira e início da noite”, disse.

A ANEPC tinha registado até às 22h30 de quinta-feira 277 ocorrências relacionadas com o mau tempo, essencialmente na zona Norte do continente. As ocorrências foram sobretudo quedas de árvores, inundações, limpezas de via e quedas de estruturas, devido a situações de chuva e de vento fortes.

De acordo com a ANEPC, foram registados casos pontuais também na zona de Lisboa e na Península de Setúbal. Na quinta-feira estiveram empenhados nas ocorrências, nenhuma de gravidade ou com registo de danos pessoais, 1137 operacionais apoiados por 398 meios terrestres.

Na cidade de Lisboa, o Regimento de Sapadores Bombeiros contabilizou durante a noite de quinta-feira para sexta-feira cerca de 30 ocorrências relacionadas com a chuva, sobretudo inundações e quedas de árvores, sem gravidade. A ANEPC tinha alertado na quarta-feira para situações de chuva, trovoada e vento forte até sexta-feira.