Madeira: escolas e serviços não essenciais encerram terça-feira devido ao mau tempo
IPMA prevê aumento da intensidade da precipitação durante a noite. Câmara do Funchal aconselhou a população a “evitar deslocações além do estritamente necessário”.
O Governo da Madeira decidiu suspender a actividade lectiva em todas as escolas da ilha nesta terça-feira, devido ao mau tempo que está a afectar o arquipélago. Serviços não essenciais também vão estar encerrados.
Em comunicado, a Secretaria Regional da Educação informa que a decisão de "suspender a actividade lectiva em todas as escolas e em todos os níveis de ensino na ilha da Madeira" decorre da actualização das previsões meteorológicas relativas à passagem da depressão Óscar pelo arquipélago, com indicação de um período crítico entre as 6h e as 9h de terça-feira. A actividade lectiva deverá regressar ao normal na quarta-feira, 7 de Junho. No Porto Santo a actividade lectiva mantém-se.
Além das escolas, vão estar encerrados os serviços não essenciais, para reduzir a circulação de pessoas no concelho do Funchal. Entre eles: os serviços administrativos da Câmara Municipal, museus, espaços culturais, recreativos e desportivos.
Em comunicado, a autarquia indicou que, até às 21h desta segunda-feira, a Protecção Civil registou 15 ocorrências, "relacionadas com limpeza de vias e sinalização de perigo".
"A Câmara Municipal do Funchal apela a que a população se mantenha tranquila, mas vigilante, devendo recorrer ao 112 em casos de emergência", aconselham os governantes locais. O município pediu ainda aos cidadãos para "evitar deslocações além do estritamente necessário".
O mau tempo está também a condicionar partidas e chegadas ao Aeroporto Internacional da Madeira, tendo obrigado ao cancelamento de 28 voos, e ao desvio de outros 12 aviões, adiantou a ANA — Aeroportos de Portugal.
Aviso vermelho em vigor até às 15h de terça-feira
A queda de chuva ultrapassou esta segunda-feira o nível de aviso vermelho em três pontos nas serras sobranceiras à cidade do Funchal, na Madeira, indicou o delegado regional do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), Victor Prior.
O responsável explicou, em declarações à Lusa, que o limite de 60 litros por metro quadrado em seis horas (60 mm/6 h) foi ultrapassado no Chão do Areeiro, a 1500 metros de altitude, onde a precipitação atingiu 117 mm, e no Pico Alto, a 1100 metros de altitude, que registou 110 mm.
Por outro lado, a estação meteorológica situada no Monte, a 600 metros de altitude, já sinalizou 100 mm, ao passo que a baixa do Funchal regista 34,3 mm.
A costa Sul e as regiões montanhosas da ilha da Madeira estão até esta terça-feira sob aviso vermelho devido à previsão de chuva forte e persistente, em resultado da passagem da depressão Óscar.
O aviso vermelho, o mais grave de uma escala de três, foi emitido pelo IPMA e está em vigor até às 15h de terça-feira, sendo que a precipitação deverá aumentar de intensidade durante esta noite.
Os serviços regionais e municipais da Protecção Civil mobilizaram equipas de prevenção e todos os percursos pedestres recomendados nas serras da Madeira foram encerrados.