Andebol: FC Porto assegura tetracampeonato

Portistas chegaram aos 24 títulos, 11 dos quais nas últimas 14 edições concluídas.

Foto
FC Porto conquistou o tetra dr
Ouça este artigo
--:--
--:--

Exclusivo Gostaria de Ouvir? Assine já

O FC Porto sagrou-se neste sábado campeão nacional de andebol pela 24.ª vez, a quarta seguida, ao vencer na visita ao Madeira SAD, por 25-33. Graças a este resultado, os “dragões” seguraram, na 26.ª e última jornada da prova, a vantagem de um ponto sobre o Sporting.

Os “azuis e brancos”, que já venciam ao intervalo por 15-18, depois de terem estado a perder durante grande parte do primeiro tempo, detinham ainda vantagem no confronto directo com os “leões”, que venceram no terreno do Maia/UMaia, por claros 23-32.

De resto, ao longo da temporada o despique foi essencialmente entre portuenses e lisboetas. O FC Porto nem entrou da melhor forma em 2022-23, tendo sofrido uma derrota com o Águas Santas logo na ronda inaugural, mas rapidamente encontrou o caminho dos triunfos e acabou por inclinar a “balança” a seu favor nos clássicos com o Sporting: obteve um empate no pavilhão João Rocha (29-29) e um triunfo no Dragão Arena (30-29), na 23.ª ronda.

A partir daí, os “dragões” não cederam mais pontos e fecharam mesmo o campeonato com um ciclo de 15 vitórias consecutivas, um registo que lhe permitiu chegar aos 75 pontos, contra 74 do rival. Na terceira posição terminou o Benfica, com 69, depois de ter cilindrado o Ac. Viseu, na despedida, por 42-26.

Nos últimos anos, o domínio doméstico do FC Porto tem sido claro e o tetracampeonato que agora alcançou esteve próximo de ser um “penta”, já que a época de 2020 não foi homologada devido à pandemia de covid-19, quando os “dragões” lideravam a Liga de andebol de forma isolada. De resto, são 11 os campeonatos ganhos pelos “azuis” e brancos nas últimas 14 edições.

A temporada, porém, ainda não terminou e os “dragões” voltam à acção no próximo sábado, para disputarem as meias-finais da Taça de Portugal (17h30), diante do Sporting, mas curiosamente de novo na Madeira, no pavilhão onde neste sábado celebraram o título. O outro finalista da prova sairá do embate entre o Póvoa Andebol e o Marítimo.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários