2022-23
Inscrições no Concurso Nacional de Jornais Escolares prolongadas até 18 de junho
Data de entrega de materiais para avaliação mantém-se até 15 de julho. Prémios totalizam 9 mil euros.
Há boas notícias para os jornais escolares que ainda não tiveram oportunidade de se inscrever no Concurso Nacional de Jornais Escolares 2022/23: o prazo de inscrição foi alargado. A nova data limite é o dia 18 de junho. O envio de materiais continua a decorrer entre 1 de junho e 15 de julho. São elegíveis jornais de escola e de agrupamento com pelo menos duas edições deste ano letivo e publicações online atualizadas.
Para participar, os responsáveis por cada jornal devem preencher o formulário disponível no regulamento. Neste formulário será necessário indicar alguns dados relativos ao jornal, à escola ou agrupamento e à equipa. Os materiais a concurso deverão ser entregues até ao dia 15 de julho: no caso dos jornais digitais ou em papel, duas edições feitas neste ano letivo; no caso do online, o link para o endereço da publicação. A estes materiais acresce o envio de um texto de enquadramento que dê a conhecer o projeto.
Os prémios do Concurso Nacional de Jornais Escolares já totalizam 9 mil euros. Como na edição anterior, serão premiados os melhores jornais de escola e agrupamento, a melhor reportagem, o melhor design gráfico, o melhor trabalho de ciência e o melhor trabalho de cultura. Voltará também a haver um prémio incentivo, que além do valor pecuniário oferece o workshop “Como fazer um jornal”. A novidade deste ano é o Prémio 25 de Abril - Melhor Trabalho sobre a Liberdade, com o patrocínio da Comissão Comemorativa 50 Anos 25 de Abril.
Entre os critérios de valorização das candidaturas estão o envolvimento dos alunos no jornal, a ligação à atualidade, a criatividade, a diversidade de géneros jornalísticos, a qualidade e adequação da linguagem, a ligação à comunidade e o design gráfico. A divulgação dos jornais premiados será feita até 31 de outubro de 2023. O concurso é promovido pelo PÚBLICO na Escola.