Co-Lab: aqui vão nascer os seus produtos favoritos, com a sua “assinatura”

É no novo Laboratório de Inovação que as equipas do Continente vão desenhar os produtos de marca própria, em conjunto com parceiros, fornecedores e consumidores.

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São 1200 metros quadrados de um verdadeiro laboratório tecnológico destinado à pesquisa e desenvolvimento de produtos de marca própria do Continente. Assim é o novo Laboratório de Inovação com o Cliente, que abriu recentemente no Continente da Amadora. O Co-Lab é não só uma casa aberta aos parceiros comerciais e fornecedores com quem a marca trabalha no processo de desenvolvimento dos produtos, mas acima de tudo o expoente máximo da estreita relação com o consumidor.

Aqui, o cliente testa os produtos e opina sobre aquilo que gostaria de ver à venda em loja. “Um dos pontos-chave é termos a possibilidade de analisar o cliente. É, primeiro que tudo, um espaço aberto ao nosso cliente, onde o mesmo pode provar os nossos produtos e em que temos a oportunidade de o escutar", começa por explicar a directora comercial de marcas próprias da MC, Tânia Lucas.

Os clientes interessados em integrar a base de dados de ‘provadores’ Continente, podem inscrever-se no website do Co-Lab, submetendo os dados solicitados pelo formulário.

A base de dados conta já com mais de dois mil clientes inscritos, que serão chamados a dar a sua opinião sobre os novos produtos, por exemplo, participando num “focus group” para discutir um novo conceito, ou uma nova embalagem. Ou ainda para conhecer o novíssimo laboratório sensorial com 12 cabines de prova, em que, além da prova do produto, são utilizadas duas técnicas inovadoras. São elas o “Face Reader”, um equipamento que analisa as expressões faciais dos provadores ao experimentar ou observar produtos, e o “Face Reader Eye Tracker”, em que, através de uns óculos de infravermelhos colocados no consumidor, são recolhidas informações sobre quais as partes do produto ou embalagem a que os clientes dedicam mais atenção.

“É uma forma de complementar a análise sensorial. São tecnologias pioneiras naquilo que é o processo de desenvolvimento dos produtos, em que percebemos quais os elementos que mais captam a atenção do cliente. E entendemos assim, do ponto de vista tecnológico, se os estímulos que o cliente recebe através destas tecnologias também complementam a nota de prova que faz”, explica a directora comercial da marca própria da MC.

O objectivo máximo, claro, é a “a capacidade de conhecer melhor o cliente e com isso trazer produtos melhores ao mercado”, explica Tânia Lucas. “Assim podemos ser mais assertivos no desenvolvimento de novos produtos, que irão directamente de encontro àquilo que são as necessidades e aspirações do cliente”, acrescenta a directora comercial da marca própria da MC. A proximidade à loja Continente da Amadora permite ainda que se observe o comportamento desse mesmo cliente na loja, isto porque será possível acompanhar os clientes na sua jornada de compras.

A criação de um laboratório que criasse esta estreita relação com clientes e fornecedores é, de resto, uma ideia que surgiu há bastante tempo. “Esta prática que temos de envolvimento dos clientes naquilo que é o desenvolvimento da inovação e melhoria da nossa marca própria é algo que temos desde sempre. A necessidade de haver um espaço físico para essa relação faz com que ganhemos agilidade, estrutura, rapidez e capacidade de inovar”, garante Tiago Simões, director de Marketing da MC. A directora comercial da marca própria da MC acrescenta: “Teremos assim a oportunidade de apresentar melhores produtos do ponto de vista da nutrição, da sustentabilidade e sermos cada vez mais assertivos naquilo que é a oferta que temos para os nossos clientes das marcas próprias do Continente.”

A marca Continente conta já com mais de 30 anos e tem, actualmente, mais de 4 mil referências de produtos, nomeadamente através da gama Continente, Continente Equilíbrio, Continente ECO, Continente do Bebé, Continente Seleção e Continente Bio.

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