Nem todos os fogos são devastadores e cada vez mais se reconhece que, para prevenir os grandes incêndios florestais, é preciso trabalhar com as comunidades rurais para conhecer as formas tradicionais de gerir o território. Nestes tempos de alterações climáticas, em que os fogos são mais frequentes, mais intensos e começam a surgir em alturas inesperadas do ano, apostar só no combate aos incêndios já não é suficiente. As palavras-chave passaram a ser prevenção, adaptação e gestão holística.
Neste episódio do podcast Azul, ouvimos Lara Steil, da divisão de gestão integrada de incêndios da FAO, a Organização para Alimentação e Agricultura das Nações Unidas. Lara Steil tem trabalhado com prevenção de incêndios há quase duas décadas, em grande proximidade com comunidades indígenas no Brasil, com um foco muito importante na inclusão, e tem tentado trazer essa experiência com as comunidades locais para o trabalho na FAO.
Deixamos ainda sugestões para explorar no site do Azul:
-
Também nós (e não apenas o clima) contribuímos para tornar os incêndios mais extremos
-
Reportagem: A “maior catástrofe de sempre” já está à nossa espera na bacia o Sado
-
Seca: Governo não autoriza mais culturas permanentes de olival, abacate e frutos vermelhos
-
Dia Nacional dos Jardins: Cidades-esponjas? Espaços verdes? Podemos chamar os jardins pelos nomes
-
Somos todos dinossauros e muitos gostam de Coldplay (newsletter Azul)
No podcast Azul, falamos de assuntos complexos de forma simples, do clima à biodiversidade, da atmosfera aos oceanos, dos glaciares à poluição, da energia à sustentabilidade.
Siga o podcast Azul no Spotify, Apple Podcasts, SoundCloud ou outras aplicações para podcasts.
Conheça os podcasts da Rede PÚBLICO em publico.pt/podcasts. Tem uma ideia ou sugestão? Envie um e-mail para podcasts@publico.pt.