Carros importados em segunda mão com via aberta para devolução do ISV

Tribunal Constitucional nega recursos do fisco e põe fim a anos de batalha legal sobre imposto pago por quem importou carro em segunda mão. Prejudicados têm de pedir correcção à Autoridade Tributária.

Foto
Decisão implica, na prática, segurança jurídica para quem reclame a liquidação de ISV sobre um carro importado em segunda mão Rui Gaudêncio (arquivo)
Ouça este artigo
--:--
--:--

Exclusivo Gostaria de Ouvir? Assine já

O Tribunal Constitucional (TC) pôs fim ao longo braço-de-ferro entre a Autoridade Tributária (AT) e contribuintes que tinham importado carros usados para Portugal, com uma decisão que faz jurisprudência e garante, na prática, que todos os que pagaram ISV a mais, segundo uma lei que teve de ser alterada por imposição europeia, terão direito a reaver o que pagaram a mais, desde que reclamem do imposto que a AT exigiu.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.