O livro Um Ano Inteiro - Almanaque da Natureza, de Isabel Minhós Martins e Bernardo P. Carvalho, foi considerado uma das melhores obras editadas em 2022 em Espanha, segundo o Ministério espanhol da Cultura e do Desporto.
Os prémios, atribuídos e divulgados pelo governo espanhol, não têm dotação monetária, mas "são muito valorizados pelos editores por representarem reconhecimento e prestígio pelo seu trabalho editorial", lê-se em nota de imprensa.
A edição espanhola de Um Ano Inteiro - Almanaque da Natureza recebeu o segundo prémio na categoria de obras generalistas e de divulgação.
O livro, publicado originalmente em 2017 pela Planeta Tangerina, acompanha a passagem dos meses do ano, apresentando propostas de actividades na natureza, como a observação de aves, a identificação de seres vivos numa poça de maré ou a construção de ninhos.
Um Ano Inteiro é "um almanaque intemporal, para partir à descoberta da natureza infinitas vezes", sublinhou a editora portuguesa.
Além deste livro, os prémios dos livros mais bem editados em Espanha em 2022 distinguiram ainda duas obras ilustradas, na categoria infanto-juvenil, publicadas pela Akiara Books, fundada pela editora portuguesa Inês Castel-Branco: Obrigado, mãe terra!, de Vanina Starkoff, e Tempo de Haikus, de J.N. Sataeulàlia e Luciano Lozano.
Segundo o Ministério da Cultura e do Desporto de Espanha, os livros premiados serão expostos na feira do livro de Madrid e nas de Frankfurt e Leipzig (Alemanha).