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O que a Netflix promete e programa para os próximos meses
Uma bússola para navegar o mundo do streaming. Joana Amaral Cardoso mostra-lhe o que há para ver.
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A Netflix é a maior plataforma de streaming do mundo, candidata a ser a gilete da nova televisão — marca que se torna sinónimo de um objecto ou, neste caso, de uma tecnologia. Streaming é Netflix, ver televisão on demand é "ver Netflix" ou espreitar algo "nas Netflix da vida". Intróito feito para explicar por que é que, em plena greve dos argumentistas e seus piquetes constantes à porta das grandes empresas e estúdios que com eles negoceiam, é a apresentação da programação futura da Netflix que se escolhe destacar neste espacinho esta semana.
Chamam-se "upfronts" e nos EUA são "a maior semana da televisão", como declarou alguém esta semana. Canais (e agora plataformas) apresentam as suas grelhas ou listas para a próxima temporada — seja lá o que isso for numa altura em que os calendários e ideias como rentrée se esbatem. Este ano, decorrem com os protestos dos guionistas por pagamentos e condições de trabalho mais justos e por isso o evento da Netflix passou de presencial a virtual. A plataforma falou dos seus resultados na introdução de modalidades de assinatura em alguns países (são cinco milhões de utilizadores activos), mas sobretudo mostrou um pacote cheio para os próximos meses.
Como o Próximo Episódio é uma bússola para ajudar a navegar o mar do streaming, e como as águas andam agitadas e muitas estreias já serão afectadas em 2024, considere-se esta informação uma forma de planeamento de viagens futuras.
Para o próximo Outono, eis o que a Netflix já pode garantir: vão voltar The Crown (sexta e última temporada), Big Mouth (temporada sete), Sex Education (quarta temporada), Top Boy (terceira temporada) e reality shows como Love Is Blind (estreia em Setembro). Também se afiança que em Novembro chega o talvez polémico, seguramente chamativo concurso baseado em Squid Game, Squid Game: The Challenge.
Entre os novos títulos, há ainda para o Outono "dramas de prestígio" como All the Light We Cannot See, de Shawn Levy e Griselda, de e com Sofía Vergara. Ainda no Outono vem aí The Fall of the House of Usher, baseado em várias obras de Edgar Allan Poe. O novo épico de David Benioff, D.B. Weiss (os senhores que maravilharam todos e estragaram qualquer coisa em A Guerra dos Tronos) e Alexander Woo, 3 Body Problem, não está prometido para o Outono, atente-se, mas sim na categoria "brevemente".
Na comédia, o jogo Exploding Kittens (todo um fenómeno) vai tornar-se uma série de animação para adultos; os criadores de Cobra Kai vão ter uma nova série de acção e comédia, Obliterated; haverá The Vince Staples Show; e o jornalista Shea Serrano, do site The Ringer, vai estrear a sua primeira obra, uma comédia em torno do mundo do reggaeton intitulada Neon.
Quem também vai voltar é Lupin, para a terceira parte da viciante série francesa, e a espanhola Elite terá uma sétima temporada. O spin off de La Casa de Papel intitulado Berlin (sobre a personagem Berlin, imagine-se) também está previsto para breve. Na mesma lista de "brevemente" está um simples nome: Ripley. Andrew Scott será Tom Ripley como Patricia Highsmith o escreveu e agora com Steven Zaillian (The Night Of) como produtor executivo.
A Netflix promete que vai ter mais Bridgerton, Stranger Things, Formula 1: Drive to Survive, Girls5Eva, Mo, Outer Banks e Emily in Paris, mas não garante quando. Stranger Things, aliás, que começa a sua vénia de saída, é já uma das séries afectadas pela greve dos argumentistas.
Ainda no campo das bolas de cristal mas sem grande supresa, a plataforma esclareceu finalmente que os sucessos A Diplomata e The Night Agent vão ter segunda temporada.
Filmes? Também temos. Haverá The Killer, o novo David Fincher com Michael Fassbender (10 de Novembro), A Family Affair com Nicole Kidman e Zac Efron a 17 de Novembro, Damsel com Millie Bobby Brown (ainda sem data), Heart of Stone com Gal Gadot e Lisboa e outros cenários portugueses a 11 de Agosto, Leave the World Behind de Sam Esmail (Mr. Robot) com Julia Roberts, Ethan Hawke e Mahershala Ali ou o novo filme de Wes Anderson baseado em contos de Roald Dahl (alerta guerras culturais) com Benedict Cumberbatch e Ralph Fiennes.
No momento de escolher entre plataformas, muitas vezes o que está em causa é qualidade vs. quantidade. Quem nunca reparou que Netflix é sinónimo de quantidade saiba que estes títulos são apenas uma parca amostra dos muitos outros que a plataforma tem em carteira para os próximos meses.
Esta semana? É ver abaixo.
SkyShowtime
Segunda-feira, 22 de Maio
Atracção Fatal - Nova série que reimagina o thriller erótico de 1987 protagonizado por Michael Douglas, Glenn Close e aquele pobre coelhinho. Desta feita, os papéis pertencem a Lizzy Caplan e ao seu amante que a rejeita, Joshua Jackson. A série estreou-se a 30 de Abril nos EUA, no serviço Paramount Plus, e não teve grandes críticas. Mas é uma oportunidade para rever Lizzy Caplan e para avaliar como as dinâmicas de género evoluíram, ou não, para o século XXI.
HBO Max
Sexta-feira, 19 de Maio
Mrs. Davis — Último episódio da pouco convencional e interessante série em que Betty Gilpin é Simone, freira (às vezes) que tem uma nemesis à altura dos nossos dias - uma entidade de inteligência artificial conhecida como Mrs. Davis. A ideia é que Simone encontre o Santo Graal e o algoritmo se extinga. Os produtores são Tara Hernandez (A Teoria do Big Bang) e Damon Lindelof (The Leftovers, Perdidos, Watchmen). Teoricamente é o último episódio de uma série limitada, mas os produtores candidataram-na a uma nomeação para os Emmys deste ano na categoria de série limitada ou de antologia, o que abre a porta para um regresso com mudanças no elenco e novos temas.
Sky/Master — Nova série de época passada em plena Guerra Fria, criada por Adina Sădeanu e Kirsten Peters e que acompanha, ao longo da temporada, uma mera semana na vida de Victor Godeanu (Alec Secareanu), que o espectador pode reconhecer de Ammonite ou Happy Valley, uma personagem ficcional mas que aqui é o braço direito do ditador romeno, Nicolae Ceausescu. Calha também ser um agente do KGB numa semana crítica em que percebe que tem de fugir da Roménia antes de ser descoberto. O objectivo é chegar aos EUA via Alemanha, com a ajuda da sua antiga namorada que trabalha para a Stasi e é interpretada por Svenja Jung (Deutschland89) e de um agente da CIA (Parker Sawyers).
Domingo, 21 de Maio
Love to Love You, Donna Summer — Documentário que usa as memórias da cantora, as suas músicas e os testemunhos de familiares, amigos e músicos, para mostrar o método de trabalho de Donna Summer. A rainha do Disco, que morreu em 2012, revela aqui a importância da sua passagem pela Alemanha quando visitou o país como parte do elenco do musical Hair, e depois a explosão da sua música nos clubes de dança dos anos 1970. Como é de louvar nestes documentários, apresentam-se fotografias e vídeos pessoais inéditos, destes últimos muitos filmados pela própria Summer.
Quinta-feira, 25 de Maio
100 Years of Warner Bros. — Um dia depois da estreia no Festival de Cannes deste ano, estreiam-se os primeiros dois de quatro documentários sobre o estúdio detentor da HBO Max e de tantas outras marcas, franchises e ícones. Narrada por Morgan Freeman e realizada por Leslie Iwerks, a série documental é uma progressão cronológica pela história dos estúdios, que começaram a partir do sonho de quatro irmãos na altura em que o som passou a acompanhar a imagem em movimento; o segundo episódio é já nos anos 1960 e 70 mostra o caleidoscópio que foram essas décadas, de Clint Eastwood ao Super-Homem, passando pelo brilho de Stanley Kubrick. Os nomes mais conhecidos do cinema estão nestes documentários, de Kim Basinger a Linda Blair, de Tim Burton à primeira Mulher-Maravilha, Lynda Carter, passando por Robert De Niro, William Friedkin, Patty Jenkins , Harvey Keitel, Christopher Nolan, Keanu Reeves ou Martin Scorsese.
Netflix
Sexta-feira, 19 de Maio
O Silêncio — Nova série original Netflix com autoria de Aitor Gabilondo e protagonismo de Aron Piper. Thriller e mistério num só, centra-se em Sergio, acabado de cumprir seis anos na prisão por ter matado os pais quando era menor de idade. Tudo o que fez desde o crime foi manter o silêncio. Total. Uma jovem psiquiatra tentam perceber se ele é um perigo para a sociedade e o seu método é a observação 24 horas por dia.
Young, Famous & African — Nove episódios de uma série de reality que já vai na segunda temporada e cujo título é parcialmente auto-explicativo. São jovens, são famosos nas redes sociais e têm o seu parque de brincadeiras entre Joanesburgo e os luxuosos locais até onde os seus jactos privados os levam.
Kathal: O Mistério das Jacas — O título e a premissa parecem de uma comédia mas o filme até é apresentado como um drama criminal, mas não é… é uma sátira indiana em que duas jacas premiadas desaparecem do jardim de um político e levam uma polícia espirituosa e impetuosa a procurar as frutas e encontrar coisas que não esperava.
Terça-feira, 23 de Maio
Wanda Sykes: I'm An Entertainer — O stand-up da semana da Netflix é com a veterana Wanda Sykes. Este é o seu segundo espectáculo gravado para a plataforma e desta vez é uma mulher mais velha a abanar o dedo em direcção às nuvens - ou melhor, a falar sobre quão difícil é educar adolescentes hoje em dia. Também fala sobre ser de esquerda e do ambiente político americano.
Vítima/Suspeita — Documentário da jornalista Rae de Leon com realização de Nancy Schwartzman sobre um padrão específico na justiça norte-americana: raparigas que se queixam à polícia de terem sido vítimas de abusos sexuais, mas que acabam acusadas de apresentar uma queixa falsa; algumas são mesmo detidas.
Sereias e Tritões: O Negócio das Atracções Aquáticas — Eis um título intrigante, não necessariamente pelos melhores motivos. Série de quatro episódios que, e dê-se a palavra à própria Netflix, "mergulha no mundo fascinante dos intérpretes subaquáticos que fizeram carreira do seu amor pelas místicas criaturas subaquáticas. Desde organizar impressionantes espetáculos em vilas da Florida até coroar o rei e a rainha do mar nas Baamas, esta série leva-nos numa viagem de paixão e perseverança".
Quarta-feira, 24 de Maio
The Ultimatum: Queer Love — Há outros reality-shows ou competições a estrear-se esta semana na Netflix, mas esta é destacada por ser um especial dedicado à comunidade queer. Cinco casais, compostos por mulheres e pessoas não binárias, têm problemas nas suas relações, sobre se avançam para casar ou não. O ultimato do título é posto pelo programa e têm oito semanas para dizer sim, ou sopas. Esta e na próxima quarta-feira haverá quatro novos episódios, e depois a 7 de Junho passam os últimos dois.
RTP Play
Quarta-feira, 24 de Maio
Há-de Haver Uma Lei — Mais um dos telefilmes Contado por Mulheres, desta feita passado em Tomar e com uma história inspirada na obra de Maria Archer, com realização de Anabela Moreira e actores como Leonor Vasconcelos, José Pedro Gomes, Leonor Silveira ou João Lagarto.
Apple TV+
Segunda-feira, 22 de Maio
Planeta Pré-Histórico — A série documental criada por Jon Favreau e Mike Gunton narrada por David Attenborough chega à segunda temporada com estreia especial: um episódio por dia entre dia 22 e dia 26, sempre com a parceria da Unidade de História Natural da BBC. A banda sonora original é de Hans Zimmer e musica a combinação que já se conhece da série: a mistura entre imagem real e reconstituição digital da Pré-História, dos dinossauros às amonites.
Quarta-feira, 24 de Maio
Platonic — E se Um Amor Inevitável (ou o seu original When Harry Met Sally) caísse aos trambolhões entre uma caneca de cerveja artesanal e de uma mãe que começa a ficar farta de estar em casa? E se a pergunta sobre se homens e mulheres podem ser amigos fosse finalmente ultrapassada para se saber simplesmente que sim, e se passasse adiante e se o microscópio se debruçasse durante umas semanas de um reacender de uma dessas parelhas? E se, melhor ainda, ela fosse composta por Seth Rogen e Rose Byrne sem vizinhos incómodos e só com a sua química natural? São dez episódios de meia-hora (não cessarão tão cedo os elogios a esta duração) em que também andam Luke Macfarlane, Tre Hale, Carla Gallo e Andrew Lopez, dirigidos e escritos por Nick Stoller e Francesca Delbanco.
Disney+
Quarta-feira, 24 de Maio
American Born Chinese — Série de acção e comédia baseada na novela gráfica de Gene Luen Yang e protagonizada por Michelle Yeoh e Ben Wang. Tem oito episódios e parte da premissa em que um adolescente em dificuldades (Ben Wang) conhece um aluno que veio de Taiwan ao abrigo de um programa de intercâmbio e… acaba envolvido numa luta entre deuses da mitologia chinesa. Isso.
Filmin
Terça-feira, 23 de Maio
A Promessa — Numa salutar colaboração com a Cinemateca Portuguesa, a Filmin estreia o filme de um dos pioneiros do Cinema Novo português. Esta é a versão digitalizada do primeiro filme português oficialmente seleccionado para o Festival de Cannes e que surge online 50 anos depois. A partir da peça homónima de Bernardo Santareno, que resulta de uma investigação junto das comunidades piscatórias portuguesas, o filme acompanha Maria do Mar e José, recém-casados na aldeia de Palheiros de Tocha e que fizeram um voto de castidade como parte de uma promessa. Além da reflexão de questões sociais várias, este filme é também especial porque pela primeira vez mostrou duas pessoas nuas.
TVCine+
Domingo, 21 de Maio
Corpos, Corpos, Corpos — A A24, o estúdio independente do momento, produz esta comédia de terror com Pete Davidson e Chase Sui Wonders sob a batuta de Halina Reijn e com o dedo apontado à Geração Z e à sua dependência da tecnologia. Tudo começa com uma festa durante um furacão. Passa na véspera no TVCine Top.
Segunda-feira, 22 de Maio
Marte Um — Uma família negra da periferia de Contagem, no estado brasileiro de Minas Gerais, tenta realizar os seus sonhos num país que acaba de eleger como presidente um homem de extrema-direita num filme de Gabriel Martins que foi o candidato do seu país a uma nomeação para o Óscar de Melhor Filme Internacional este ano.
Perdido no streaming
Se for por ali abaixo nos menus da HBO Max, encontrará um título com um tipo de letra que quase, quase é o dos filmes de Woody Allen. Não é, nem este À Volta da Meia-Noite é um filme de Allen, mas o encantatório projecto de Bertrand Tavernier estreado em 1986 tem uma coisa em comum com Allen — o jazz. Esta é a história de um músico brilhante que na Paris dos anos 1950 tenta vingar mas também sabotar-se com álcool e outras dependências. Com Dexter Gordon e Herbie Hancock, dois músicos a fazer de (bons) actores, e um tal de Martin Scorsese no elenco, o filme é inspirado na vida real de Bud Powell.
O que anda a ver?
Rui Melo, autor, compositor e actor nas novelas Festa é Festa, Por Ti e da série e futuro filme Pôr do Sol: O Mistério do Colar de São Cajó
"Ando a ver o Succession (HBO Max), como toda a gente provavelmente, e uma série juvenil que adoro — é a primeira que estou a ver um episódio por semana com o meu filho de oito anos. É Sweet Tooth (Netflix). Maravilhosa, muito bem realizada, escrita, óptima. Estou atento ao Emília, que se estreou agora na RTP1, e vi os Cavalos de Corrida de que também gostei muito. De vez em quando regresso sempre, como o Studio 60 on the Sunset Strip, do Aaron Sorkin, de cuja escrita gosto muito. De vez em quando volto lá, como volto ao West Wing [Os Homens do Presidente], a'Os Sopranos, nem que seja só para ver um episódio e pensar: ‘Ah, caraças, isto é mesmo bem feito’."
Ler para ver
PÚBLICO: Trabalho: O Que Fazemos o Dia Todo — a série em que Obama mostra o seu e o dos outros
PÚBLICO: Still, ou o paradoxo da quietude, segundo Michael J. Fox
YouTube: Trailer para a segunda temporada de The Bear
Até ao Próximo Episódio.