Juntaram-se uma Missa, uma gruta e uma guitarra eléctrica...

Os Graindelavoix evidenciaram, sem surpresa, enorme qualidade individual e colectiva, com a direcção de Björn Schmelzer a potenciar a clareza polifónica.

cultura,gulbenkian,critica,culturaipsilon,musica,
Fotogaleria
Björn Schmelzer quis criar um evento escuro, intitulando o concerto "Missa do Terramoto" Jorge Carmona
cultura,gulbenkian,critica,culturaipsilon,musica,
Fotogaleria
Os três coros a quatro vozes contaram com a participação de um ou dois instrumentos cada (corneta, serpentão, duas trompas), para além de dois sopranos, um alto, três tenores e dois baixos. Jorge Carmona
cultura,gulbenkian,critica,culturaipsilon,musica,
Fotogaleria
"Missa do Terramoto" Jorge Carmona
cultura,gulbenkian,critica,culturaipsilon,musica,
Fotogaleria
"Missa do Terramoto" Jorge Carmona
Ouça este artigo
--:--
--:--

Exclusivo Gostaria de Ouvir? Assine já

O concerto começa com um filme etnográfico a preto e branco, Il Culto delle Pietre (Luigi di Gianni, 1967), que documenta a procissão anual à gruta onde viveu São Venâncio. Os habitantes de Raiano (L'Aquila, Abruzzo, no centro de Itália), que poderiam ser tomados por portugueses da mesma época, esfregam-se contra as paredes do antro, como no interior de uma relíquia, procurando que ele lhes comunique as qualidades protectoras e terapêuticas do eremita. O documentário, nesta ocasião, é despido da sua banda sonora original e revestido por um fundo sonoro de índole electrónica, de autoria do guitarrista experimental Manuel Mota. O ambiente é estranho, estático, soturno; mal se avistam os músicos por detrás da tela reticulada.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.