Fotogaleria
Entre as "melhores fotografias de comida do mundo", uma sabe a Alentejo
O cenário de uma das fotos vencedoras é a capela no Paço do Morgado de Oliveira, onde António Maçanita faz os vinhos Fita Preta.
A fotografia mostra um dos vendedores de algodão-doce que o fotógrafo britânico Jon Enoch conheceu e fotografou na periferia oeste de Mumbai, na Índia, enquanto exibiam as suas guloseimas coloridas. O retrato ganhou o prémio geral do Pink Lady Food Photographer of the Year 2023, a principal celebração mundial da arte da fotografia e filme de alimentos.
Os vencedores das 36 categorias foram anunciados pela chef, autora e apresentadora de televisão, Nadiya Hussain em Londres, a 16 de Maio de 2023, tendo concorrido milhares de fotografias provenientes de 65 países.
Entre os diversos vencedores — fotografias que dão a volta ao mundo — encontra-se um momento captado pelo norte-americano David Sawyer na capela do palácio, no Paço do Morgado de Oliveira, a dez quilómetros de Évora, onde António Maçanita faz os vinhos Fita Preta. "A beleza que o edifício transmitia ao início da noite obrigou-me a captar a sua pura serenidade", descreve o autor.
"Pink Lady continua a contar as histórias de alimentos mais importantes do mundo enquanto nos ajustamos novamente a um novo normal. Guerra na Europa, mudança climática, inflação crescente, tudo a ser enfrentado", comentou Phil Turnbull, CEO da APAL, proprietária da Pink Lady. "Mas, ao mesmo tempo, continuamos a crescer, a colectar alimentos, a cozinhar, a comer, a comemorar e a festejar. Todos os anos, as incríveis imagens vencedoras agem como testemunhas da centralidade da comida em todas as culturas e em todos os povos do mundo”, acrescentou.
O fotógrafo português André Boto recebeu uma menção no Prémio Inovação (conquistado por Elisa Villa) pela composição Vermelho. “A ideia era representar objectos fatiados que não costumam ser cortados, como uma mesa, um copo, uma colher e um garfo”, diz Boto. “Tudo nesta imagem foi cortado e pintado de vermelho antes da sessão. A composição final é como se uma faca tivesse atravessado todos os objectos, cortando-os ao meio.”
A exposição dos finalistas de 2023 estará patente na Royal Photographic Society, em Bristol, Inglaterra, de 20 de Maio a 11 de Junho.