Trabalho: O Que Fazemos o Dia Todo — a série em que Obama mostra o seu e o dos outros
“Está em paz?”, pergunta uma das trabalhadoras entrevistadas para o documentário da Netflix que se estreia esta quarta-feira. A resposta do ex-Presidente é, como a série, um bocadinho política.
Não é por acaso que das 37 imagens que a Netflix tem disponíveis do novo documentário Trabalho: O Que Fazemos o Dia Todo, a mais escolhida pela imprensa para ilustrar os seus artigos sobre a série seja a de Barack Obama a empurrar um carrinho de supermercado ao lado de Randi Williams, uma mãe solteira que trabalha em cuidados domiciliários, e a sua filha dentro do mesmo. Ele, que já teve um dos empregos engravatados mais difíceis e visíveis do mundo, está a sorrir, num ambiente de gente comum, e esse é um isco quase irresistível: juntar o afável ex-Presidente dos EUA a pessoas anónimas para discutir o que é trabalhar em 2023 e o que isso diz sobre nós. E, pelo caminho, sobre ele, Obama. Porque ele é um isco quando continua a ser também a presa.
O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.