“O meu conselho aos empresários portugueses é que não fiquem à espera” do gasoduto

A comissária europeia da Energia, Kadri Simson, avisa que a Europa não está livre da crise e que é obrigatório poupar gás para “não passarmos por outro momento difícil no próximo Inverno”.

Foto
A comissária europeia da energia, Kadri Simson, diz que é preciso envolver as populações locais nos projectos do lítio Rui Gaudêncio

A comissária europeia da Energia, Kadri Simson, que esteve na semana passada em Portugal, conversou com o PÚBLICO sobre os riscos que a Europa ainda enfrenta antes que se possa dar por terminada a crise criada pela “manipulação da Rússia”. Revelou que as interligações eléctricas da península Ibérica são sempre abordadas nas suas reuniões com o Governo francês e admitiu que o tema exige “compromisso político”. Sobre o acordo para o corredor verde entre Portugal, Espanha e França, esta ex-ministra dos Assuntos Económicos e Infra-Estruturas da Estónia aconselha os empresários a não perderem tempo à espera que o projecto saia do papel e que comecem já a produzir hidrogénio verde e aço verde, para criar empregos e valor acrescentado para a economia nacional.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.