Marcelo será como Soares, sem ofuscar Montenegro como líder da oposição

Professores de ciência política não vêem o Presidente da República a vestir o fato de líder da oposição e consideram que esse papel não pode ser retirado a Luís Montenegro.

Foto
Presidente da República prometeu vigiar o Governo para garantir que não há “maior deterioração das instituições” Daniel Rocha
Ouça este artigo
00:00
05:53

Exclusivo Gostaria de Ouvir? Assine já

Menos de uma semana depois de ter prometido atenção e exigência redobradas ao Governo na refrega da crise política entre Belém e São Bento, o Presidente da República já deu o primeiro sinal de que estará "mais atento e mais interveniente no dia-a-dia" para garantir que não há “maior deterioração das instituições”, ao promulgar o decreto-lei com o novo regime de vinculação dos professores. Com esta nova atitude, Marcelo Rebelo de Sousa vai tornar-se o líder da oposição? Antecipando que a relação Marcelo-Costa se aproxime do que aconteceu no segundo mandato presidencial de Mário Soares com Cavaco Silva como primeiro-ministro, os politólogos dividem-se sobre se tal actuação corresponde a liderar a oposição, mas convergem na ideia de que esse é um papel indissociável de Luís Montenegro.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.