Banca tem liquidez “robusta” o suficiente para aguentar fugas de depósitos, garante BdP

A transferência das poupanças de depósitos para certificados de aforro “faz parte de uma saudável concorrência”, considera BdP, que garante que a banca tem liquidez suficiente para acomodar esta fuga.

Foto
Mário Centeno, governador do Banco de Portugal LUSA/ANDRÉ KOSTERS
Ouça este artigo
--:--
--:--

Exclusivo Gostaria de Ouvir? Assine já

A transferência das poupanças aplicadas em depósitos bancários para produtos mais rentáveis que está a verificar-se nos últimos meses é um fenómeno "saudável" e que não deverá comportar riscos para a estabilidade financeira, já que a banca nacional tem níveis de liquidez "robustos". A garantia é dada pelo governador do Banco de Portugal (BdP), Mário Centeno, que, ainda assim, considera que o sistema bancário deve continuar a aumentar os juros que oferece nos depósitos a prazo, de forma a reflectir os efeitos da actual política monetária.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.