Fotogaleria
Carruagens douradas, fardas vermelhas e um acidente com um cavalo. Os 2,4 quilómetros da procissão de Carlos III
Nem o desequilíbrio de um cavalo, que embateu nas grades junto ao público em Londres, ameaçou a festa. Carlos e Camila, novos reis de Inglaterra, já chegaram a Buckingham e acenaram à sobre um céu pintado de azul, branco e vermelho. As imagens da maior procissão do Reino Unido nos últimos 70 anos.
Uma procissão encarnada e dourada passou pelas ruas do centro de Londres depois de Carlos III e Camila terem sido coroados na Abadia de Westminster. Os membros mais ilustres da família real britânica seguiram em carruagens ornamentadas desde a igreja até ao Palácio de Buckingham logo depois da cerimónia. E, pelo caminho, cruzaram-se com a multidão que se reuniu no The Mall - a rua que liga a residência oficial do monarca à famosa Trafalgar Square - na esperança de ter um vislumbre sobre os novos chefes de Estado.
Segundo o Ministério da Defesa, a procissão da família real britânica (a maior dos últimos 70 anos) ao longo dos 2,4 quilómetros entre a abadia e o palácio foi escoltada por cerca de 4000 funcionários das Forças Armadas, 19 bandas militares e 250 cavalos - um dos quais deu origem a um momento de tensão após a passagem dos reis.
Quando a carruagem dos monarcas dobrou a esquina da rua Whitehall para o The Mall, um dos cavalos que seguia na retaguarda da procissão recuou e colidiu com as barreiras que separavam a multidão do aparato real. O incidente não teve consequências graves: apenas uma agente da polícia foi acudida por colegas e saiu do local a coxear, reportou o The Guardian. Pode ver as imagens no tweet aqui em baixo.
This is the moment a horse involved in the #Coronation procession from Westminster Abbey reared backwards into crowds after it appeared to be spooked.
— PA Media (@PA) May 6, 2023
The incident happened as the Gold State Coach rounded the corner from Whitehall into The Mall pic.twitter.com/GrMAnXu1DR
O susto não arruinou a festa: logo depois, a multidão foi autorizada a descer o The Mall e a dirigir-se até às proximidades do Palácio de Buckingham para assistir ao momento alto da procissão. Pouco depois de chegaram à residência oficial, Carlos III e Camila surgiram na varanda do palácio para acenarem ao público pela primeira vez como rei e rainha do Reino Unido.
Na sua companhia estavam os pajens que os acompanharam na cerimónia da coroação, duas damas de companhia de Camila e os príncipes de Gales. Depois do espectáculo aéreo, em que uma equipa da Força Aérea Real sobrevoou o palácio e deixou no céu nove rasgos azuis, brancos e vermelhos, e de se ouvir o hino nacional do Reino Unido, Carlos III e Camila voltaram a acenar ao público e regressaram para o interior do palácio. Mas a festa (e os protestos) continua nas ruas.