O que muda nas licenças parentais?

Mudanças aprovadas permitem que pais fiquem em casa com as crianças até aos 12 meses, com subsídios entre os 90% e os 40% do salário bruto. Acumular licença com trabalho a tempo parcial é possível.

Foto
Novas licenças visam incentivar a partilha entre os dois progenitores e permitir regresso das mulheres ao mercado de trabalho mais cedo Nuno Ferreira Santos
Ouça este artigo
00:00
06:27

Exclusivo Gostaria de Ouvir? Assine já

O Governo está a regulamentar a Agenda do Trabalho Digno por áreas e nesta quinta-feira, em Conselho de Ministros, aprovou um pacote de medidas relacionadas com as licenças parentais, incentivando a partilha entre pai e mãe. As medidas produzem efeitos a 1 de Maio e aplicam-se a quem tem licenças em curso, mas para isso acontecer é preciso que o diploma agora aprovado seja promulgado e publicado em Diário da República.

Que tipos de licenças parentais existem?

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.