“Amar o Minho” para promover a região

A região do Minho marcou presença na Bolsa de Turismo de Lisboa de 2023 sob o mote “Amar o Minho”, uma estratégia para promover o destino e destacar o que este têm de melhor.

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Henrique Casinhas
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Passados dois anos, a Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) voltou a abrir portas e o Consórcio Minho Inovação traçou uma estratégia para a sua presença no evento. Em entrevista, explicam-nos a sua estratégia e quais os planos da promover a região.

1. "Amar o Minho", o que levou o Consórcio Inovação Minho a escolher este mote para se apresentar em termos turísticos?

“Amar o Minho” é uma marca que reúne sete clusters, representativos dos “produtos” que constituem a riqueza da oferta turística desta região de Portugal: Turismo de Natureza; Enoturismo; Aldeias, Solares e Jardins; Gastronomia; Golfe; Saúde e Bem-estar; Artes e Produtos Tradicionais. “Minho” surge destacado, porque parte maior do conceito, logo por debaixo da frase que faz a ligação (visual e conceptual) com o coração. Uma tentativa tímida de concentrar numa marca esta região, que é muito mais que a soma das partes. Até porque o Minho não se explica. Nem se descreve.
O Minho experimenta-se, sente-se, vive-se e ama-se. Encimado por um elemento principal que mistura mãos e coração, e que congrega, visualmente, as características e as tradições de um povo e de uma cultura: o que faz e o que sente, que faz tudo com sentimento e alma e que sente profundamente tudo aquilo que faz. Uma marca representativa de uma região conhecida pelos atributos naturais (pela exuberante paisagem, pelos produtos da terra) mas sobretudo pelas marcas do seu povo: a hospitalidade, a gastronomia, o artesanato...

2. Qual a estratégia do Consórcio Minho Inovação para promover a região?

Na abordagem adoptada, temos vários níveis de definição estratégica que se consubstanciam: no estabelecimento de uma visão para o Minho; na definição dos objectivos estratégicos que constituem a estrutura fundamental da estratégia a implementar; na definição de metas a alcançar coerentes com os objectivos estratégicos; na elencagem dos objectivos operacionais que concretizam as metas fixadas e que orientam a sua realização e na definição dos eixos estratégicos de intervenção à luz da Estratégia de Especialização Inteligente da Região Norte que orienta a estruturação da EEC PROVERE MINHO INOVAÇÃO.

3. Quais os principais objectivos desta estratégia?

São cinco os objectivos estratégicos da EEC PROVERE MINHO INOVAÇÃO: promover, qualificar, organizar, internacionalizar e inovar.

Promover: o Minho afirmar-se como destino e marca turística, assumida por todos os agentes turísticos regionais, concentrando os recursos humanos, físicos e financeiros, na área da promoção turística direccionado para a comercialização junto dos segmentos da procura apropriados e evitando a constante dispersão de esforços com submarcas.
Qualificar: no sentido de valorizar e estruturar produtos e serviços turísticos a partir dos recursos naturais e patrimoniais, contribuindo para incorporar mais valor e criar emprego.
Organizar: proceder à organização da oferta turística, através da cooperação, do cruzamento e da co-criação de ofertas turísticas, verdadeiramente diferenciadas e qualificadas, competindo na atracção de visitantes e turistas. A EEC MINHO INOVAÇÃO deve afirmar-se, internamente, como uma plataforma relacional capaz de articular acções bem como gerar e aproveitar ganhos de escala nos processos, facilitar entendimentos, etc.
Internacionalizar: quer no que respeita a uma dimensão institucional/territorial (administração, autarquias e organizações territoriais), quer quanto à sua base empresarial e de negócios, quer ainda no que respeita ao relacionamento com a sua diáspora.
Inovar: estimular a qualificação e a diferenciação da oferta e da promoção turísticas através do apoio a iniciativas e projectos inovadores.

4. Esta foi a primeira grande edição da BTL desde a pandemia, quais as principais conclusões desta edição?

No seguimento da participação do Consórcio Minho Inovação, que integra as Comunidades Intermunicipais do Alto Minho, Cávado e Ave - abrangendo assim um território e uma parceria estratégica no contexto dos 24 Municípios do Minho - este Consórcio faz um balanço positivo da sua presença na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) que decorreu de 1 a 5 de Março de 2023. Na base desta conclusão, está quer a forte afluência de público interessado em obter informações sobre a oferta turística do Minho, quer os dados divulgados da sua procura turística, os quais confirmam a afirmação, cada vez mais, do território como sub-destino turístico à escala nacional e internacional.

Para o Consórcio a participação neste certame pretendeu assim marcar uma nova etapa de desenvolvimento no âmbito da Estratégia de Eficiência Coletiva PROVERE Minho Inovação muito orientada para o valor intrínseco aos territórios agro-florestais e aos espaços multifuncionais de elevado valor cultural, natural e paisagístico. Aproximar os turistas ao autêntico, ao tradicional e à inovação foi uma aposta marcada na programação apresentada no contexto desta participação conjunta entre os 24 Municípios, as três entidades Intermunicipais e um conjunto alargado de iniciativas que se associaram a esta dinâmica territorial.

Em síntese, a participação do “Amar o Minho” na BTL 2023 – que contou com o apoio do PO Norte 2020 - permitiu reforçar a coesão interinstitucional, a dinâmica afirmativa e a capacidade de promoção do potencial turístico do Minho para a qual contribuíram a excelente colaboração dos 24 municípios, da Entidade de Turismo Porto e Norte de Portugal, entre outras entidades que actuam no território.