Diocese do Porto abre Seminário do Bom Pastor aos desalojados do prédio que ruiu

Nove cidadãos do Bangladesh vão ser albergados em Ermesinde até terça-feira.

Foto
A derrocada do prédio de três andares deixou desalojadas 15 pessoas Paulo Pimenta

A Diocese do Porto e a Segurança Social acordaram albergar em Ermesinde, até terça-feira, nove desalojados do prédio que desabou na quinta-feira na Rua 31 de Janeiro, disse este domingo à Lusa Helena Souto, da organização Habitação Hoje (HH).

Segundo a porta-voz da HH, os nove cidadãos do Bangladesh poderão passar a pernoitar no Seminário do Bom Pastor.

A solução, provisória, foi conseguida no sábado ao princípio da noite, mas segundo Helena Souto, dado que os desalojados "não possuem outro recurso além do trabalho, é difícil que alguns consigam pernoitar no seminário".

"Alguns deles trabalham até às 2h, não conseguem entrar no seminário até à meia-noite, como determina o regulamento da instituição", explicou a responsável da organização.

A derrocada do prédio de três andares deixou desalojadas 15 pessoas, sendo que três, por determinação da Segurança Social, estão alojadas até terça-feira numa pensão no Bonfim. Outras três, uma família com uma criança de dois anos, ficam a dormir em casa de conhecidos.

"Esta família, caso assim o entenda, pode passar a dormir no seminário, o problema é que só há nove vagas", explicou Helena Souto.