Dicionário da Academia: uma óptica, muitas “deceções”
Com excepção das palavras óptica e ótica, que retomam o seu devido uso, o dicionário da ACL segue todos os absurdos do Acordo Ortográfico.
Pouco menos de quatro meses após a eleição de Ana Salgado para presidente do Instituto de Lexicologia e Lexicografia da Língua Portuguesa (ILLLP) da Academia das Ciências de Lisboa (ACL), eis que no dia 13 de Abril foi apresentado, em sessão da Classe de Letras, o prometido novo Dicionário da Academia, agora exclusivamente em formato digital, de acesso gratuito em linha, e baptizado Dicionário da Língua Portuguesa (DLP). Na sessão, transmitida em directo ao longo de quase três horas, elogiou-se o trabalho feito, lembrou-se a história da dicionarística e dos dicionários da ACL e explicaram-se as vantagens das opções tecnológicas que presidiram à concretização do actual dicionário, o primeiro digital da Academia.
O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.