Joana Vasconcelos fez uma Árvore da Vida que é um hino às mulheres
Instalação da artista portuguesa inaugura esta quinta-feira na Sainte-Chapelle, em Vincennes, nos arredores de Paris. Tem cerca de 14 metros de altura e é composta por mais de 140 mil folhas bordadas.
“Na verdade, isto que aqui está começou muito antes, talvez em 2016, na Villa Borghese, em Roma.” A artista portuguesa Joana Vasconcelos está no varandim do coro alto da Sainte-Chapelle do Castelo de Vincennes, nos arredores de Paris, e vai comentando a sua Árvore da Vida, cuja inauguração acontece esta quinta-feira ao fim da tarde. O lugar é um dos melhores para se apreciar plenamente esta escultura de quase 14 metros de altura e composta por mais de 140 mil folhas bordadas, pontualmente envolvidas por grinaldas de lâmpadas LED, e por uma base – as raízes e o tronco – ampla, pensada como um patchwork tridimensional. Os tons dominantes vão do vermelho escuro ao dourado. Mas já lá iremos. Tudo tem uma razão de ser nesta obra.
O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.