Calor recorde em Abril: temperatura pode chegar aos 37 graus esta quinta-feira

Meteorologistas prevêem temperatura máxima de 35 graus em Santarém, Évora e Beja, podendo chegar em pontos do interior aos 37 graus. Três concelhos de Faro apresentam perigo máximo de incêndio rural.

Foto
Prevê para esta quinta-feira temperaturas entre 33 e 35 graus Celsius Miguel Manso

Este mês de Abril, não há chuvas mil, mas sim uma massa de ar quente que pode levar à quebra de recorde climático com 78 anos. O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê para esta quinta-feira temperaturas entre 33 e 35 graus Celsius, podendo atingir localmente os 37 graus no interior de algumas regiões de Portugal continental. Se assim for, haverá uma actualização do extremo climatológico para o mês de Abril, de 36 graus Celsius, registado no dia 20 de Abril de 1945 em Pinhão. Ou seja, podemos quebrar mais um recorde.

De acordo com um comunicado do IPMA, quarta-feira já foram quebrados recordes em algumas estações. “Foram ultrapassados valores de temperatura máxima absolutos para o mês de Abril em algumas estações automáticas do IPMA, estando a maioria localizadas na região do Alentejo. Destacam-se, entre outras, as estações de Neves-Corvo (35,4°C), Alvalade (35,2°C), Alcácer do Sal (35,0°C), Mértola (34,9°C), Amareleja (34,4°C) e Évora (33,3°C).”

“Prevê-se que sejam atingidas [esta quinta-feira] as temperaturas máximas mais elevadas deste evento de tempo quente, com valores que deverão variar entre 33 e 35 graus Celsius, podendo muito localmente atingir 37 graus, no interior da região Sul, Ribatejo e Beira Baixa”, refere um comunicado do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Os concelhos de Loulé, São Brás de Alportel e Tavira, todos no distrito de Faro, apresentam esta quinta-feira um perigo máximo de incêndio rural, no dia em que se prevê uma temperatura máxima de 35 graus em Santarém, Évora e Beja. O recorde da temperatura máxima em Beja para Abril foi de 33,2 graus, em 1945 - sendo que esta quinta-feira o termómetro pode chegar aos 35 graus, quebrando assim uma máxima histórica. O mesmo pode ocorrer em Évora esta quinta-feira, onde a média da temperatura máxima para Abril é de 18,5 graus. Esta quinta-feira, contudo, os termómetros na cidade alentejana podem chegar aos 34 graus.

A entidade colocou também mais de 30 concelhos de Faro, Beja, Santarém, Portalegre, Castelo Branco, Guarda, Viseu e Bragança em perigo muito elevado de incêndio. Mais de 70 concelhos dos distritos de Faro, Évora, Beja, Lisboa, Leiria, Viseu, Guarda, Castelo Branco, Portalegre, Santarém, Viseu, Guarda, Vila Real e Bragança estão também esta quinta-feira em perigo elevado de incêndio.

De acordo com o IPMA, esta quinta-feira vai ser o dia mais quente da semana, estando o calor associado a uma massa de ar quente, com origem no norte de África, e transportada na circulação de um anticiclone localizado junto à Península Ibérica”, mais precisamente entre o arquipélago da Madeira e o continente. Este fenómeno está influenciar a meteorologia em grande parte da Península Ibérica, podendo trazer novos recordes de temperatura máxima e produzir a terceira onda de calor de Abril em Portugal continental.

A partir de sexta-feira, o calor tende a abrandar. “Nos dias 28 e 29 de Abril espera-se uma descida da temperatura máxima em todo o território e que será mais significativa no litoral Norte e Centro mantendo-se ainda valores entre 28 e 32 graus Celsius em muitos locais da região Sul”, refere um comunicado do IPMA.

Incêndios rurais e florestais

Desde o início do ano, houve 2 226 fogos florestais e arderam 7 466 hectares em espaços rurais, de acordo com dados do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF). O perigo de incêndio, determinado pelo IPMA, tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo. Os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

O IPMA prevê para esta quinta-feira no continente continuação de tempo quente, com céu geralmente pouco nublado, por vezes muito nublado por nuvens altas, e subida de temperatura, excepto no Algarve. As temperaturas mínimas vão variar entre os 11 graus Celsius (em Bragança) e os 20 graus (em Beja) e as máximas entre os 23 graus (em Aveiro, Porto e Viana do Castelo) e os 35 graus (em Évora, Beja e Santarém).

Para os próximos meses, no que toca à temperatura média mensal do ar, o IPMA prevê anomalia positiva sobre todo o território de Portugal continental, para os meses de Maio (0.25 a 1.0 graus Celsius), Junho e Julho (0.5 a 1.0 graus Celsius)”. Ou seja, são esperadas temperaturas acima da média registada no período de referência usado pelo IPMA.

Sugerir correcção
Ler 2 comentários