Cidadãos do Kosovo vão “finalmente” poder viajar sem visto pela UE
Eurodeputados aprovaram a liberalização de vistos, na terça-feira. “Finalmente”, disse o eurodeputado dos Países Baixos Thijs Reuten.
Os cidadãos kosovares vão poder viajar pela União Europeia sem visto. O Parlamento Europeu (PE) deu luz verde para a liberalização na concessão de vistos para o Kosovo, permitindo que cidadãos europeus e kosovares viajem até 90 dias sem necessidade de requerer o documento.
Esta isenção entrará em vigor assim que estiver operacional o Sistema Europeu de Autorização e Informação sobre Viagens, que deverá ocorrer no próximo ano. Assim que entrar em vigor, todos os países da região dos Balcãs terão um modelo de concessão de vistos semelhantes para o Espaço Schengen.
De acordo com o eurodeputado dos Países Baixos Thijs Reuten (dos Sociais & Democratas), a isenção "vai finalmente permitir às pessoas do Kosovo viajarem facilmente, visitarem familiares e fazer negócios na UE".
O Kosovo é um Estado candidato à adesão à União Europeia e declarou unilateralmente a sua independência em 2008. Até hoje, há cinco Estados-membros da UE que não reconhecem a soberania do Kosovo: Chipre, Grécia, Roménia, Eslováquia e Espanha.
Desde 2016 que o Parlamento Europeu apoia a liberalização de vistos com o Kosovo, depois de a Comissão ter declarado que o país cumpria os requisitos para tal.