Deco diz que “não há justificação” para manutenção de taxas nos hospitais privados por causa da covid

Associação de defesa do consumidor defende que a normalização nos cuidados de saúde, que se vive há meses, já deveria ter ditado o fim destas tarifas.

Foto
Medição de temperatura, testes ou equipamento extra de protecção já desapareceram dos serviços de saúde Miguel Manso

São dos poucos resquícios, ainda em vigor, das novidades introduzidas pela pandemia, mas a Deco - Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor defende que já deveriam ter sido extintas há muito. As “taxas covid”, adoptadas pelos serviços de saúde privados para suportar os custos com os equipamentos de protecção individual e medidas adicionais de protecção e segurança, ainda são aplicadas e, por enquanto, os principais grupos de saúde não assumem o seu fim, mesmo com a indicação de que até o uso de máscaras deixará de ser obrigatório nas unidades de saúde. Querem, primeiro, ver o que dirá o decreto-lei sobre a medida.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.