Subida do nível do mar na China atingiu novo recorde em 2022

Na última década, o nível do mar foi o mais alto desde que as observações deste indicador foram registadas pela primeira vez na China, em 1980.

Foto
Vista aérea de uma praia com maré baixa em Qingdao, província de Shandong, China, a 21 de Fevereiro de 2023 Han Jiajun/VCG/Getty Images

Os níveis do mar da China atingiram o seu máximo em 2022, e aumentaram em média 3,5 milímetros por ano desde que foram medidos pela primeira vez em 1980, anunciou esta quarta-feira uma fonte do governo. A subida do mar é um fenómeno lento, mas que pode ter vários impactos negativos nas zonas costeiras, deixando as populações mais vulneráveis e sujeitas a fenómenos meteorológicos extremos.

O nível do mar costeiro no ano passado foi 94 milímetros mais alto do que a média de 1993 a 2011, e tem aumentado mais rapidamente do que a taxa global, disse Wang Hua, chefe da secção de previsão e monitorização marinha do Ministério dos Recursos Naturais da China.

"Nos últimos 11 anos, de 2012 a 2022, o nível do mar costeiro da China foi o mais alto desde que as observações foram registadas pela primeira vez", disse Wang Hua numa conferência de imprensa.

Wang não forneceu quaisquer números comparativos, mas o aumento de 94 mm no nível médio do mar no ano passado foi 10 mm superior a 2021.

Num relatório anual publicado em Maio passado, a China associava a subida mais rápida do que a média do nível do mar ao aumento de temperatura da água, bem como o degelo de glaciares e calotas polares.

No mesmo documento, os especialistas avisavam que o impacto a longo prazo da subida do nível do mar incluía a erosão dos ecossistemas costeiros, a perda de planícies de maré e um risco acrescido de inundações e intrusões de marés salinas nas cidades costeiras.