Sol vai regressar e temperaturas podem chegar aos 30 graus no fim-de-semana

Pode chover até sexta-feira, 14 de Abril, em algumas regiões. No fim-de-semana está previsto céu limpo e muito calor.

Foto
O mar ainda tem alguma energia, as ondas podem chegar aos três metros de altura Rui Gaudencio

Depois de uma semana típica de Primavera, com temperaturas máximas na ordem dos 20 graus Celsius e alguma chuva, o fim-de-semana vai trazer dias de sol e muito calor. O mar continua com “muita energia” e “é preciso ter cuidado”, avisa o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

previsão de chuva nas regiões Norte e Centro de Portugal até sexta-feira, 14 de Abril, em especial no Minho e Douro Litoral. A sul pode haver alguns períodos de chuva fraca, mas no Baixo Alentejo e no Algarve o tempo deve continuar seco.

As temperaturas diminuem a partir de terça-feira, 12 de Abril, para “valores normais para a época do ano”, segundo Jorge Ponte, meteorologista do IPMA. A partir de sábado, 15 de Abril, a tendência muda. Passa a haver uma crise anticiclónica que se impõe sobre as superfícies frontais, típicas da época do ano. O resultado será a “diminuição da nebulosidade e a subida das temperaturas máximas”.

Algumas regiões do interior sul podem atingir os 34 graus Celsius de máxima. Lisboa pode chegar aos 30, mas, mais a norte, esta tendência não vai ser sentida com a mesma intensidade – no Porto, as temperaturas máximas vão ser da ordem dos 20 graus Celsius.

Os dias soalheiros vão levar muita gente à praia, mas Jorge Ponte relembra que “é preciso ter cuidado”. O mar ainda tem alguma energia e as ondas podem chegar aos três metros de altura em alguns períodos – “é preciso ter muita atenção à agitação marítima” junto à costa.

O calor vai durar alguns dias. No início da próxima semana, as temperaturas mantêm-se "acima do normal para esta época do ano".

Texto editado por Ivo Neto