Alucinogénios já eram consumidos na Europa há três mil anos

Análise a fios de cabelo encontrados num local de enterro em Espanha revelam a prova mais antiga do consumo de drogas à base de plantas na Europa, na Idade do Bronze.

Foto
Representação de um momento em que um xamã dará plantas com efeitos alucinogénios a alguém da comunidade Oriol Garcia i Quera/ASOME-Universidade Autónoma de Barcelona

A partir de um fio de cabelo, conseguimos descobrir uma série de informação, inclusive se consumimos droga recentemente – é uma das maneiras de realizar testes ao consumo de estupefacientes. E se o fizermos com amostras de cabelo com cerca de 3000 anos? No caso de um conjunto de três indivíduos enterrados na ilha espanhola de Menorca, descobriu-se que existem vestígios do consumo de opióides – é a prova directa do consumo de alucinogénios mais antiga que conhecemos na Europa.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.