Incêndios: 18 concelhos do interior centro e Algarve em perigo muito elevado

Há também 50 concelhos em perigo elevado de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera

Foto
Murça, distrito de Vila Real, no ano passado Reuters/PEDRO NUNES

Dezoito concelhos do interior centro do país e da região do Algarve estão esta quarta-feira em perigo muito elevado de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). O IPMA colocou também em perigo elevado mais de 50 concelhos dos distritos de Bragança, Castelo Branco, Santarém, Leiria, Lisboa, Setúbal, Évora, Beja e Faro.

Quase todo o resto do território de Portugal Continental está em perigo moderado de incêndio, à excepção de alguns concelhos no litoral Norte e no interior dos distritos de Viana do Castelo, Porto, Vila Real, Coimbra e Leiria, assim como o concelho de Vila do Bispo, no distrito de Faro, que apresentam um perigo reduzido.

O perigo de incêndio, determinado pelo IPMA, tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo. Os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

Para hoje, o IPMA prevê céu pouco nublado ou limpo, com períodos de maior nebulosidade por nuvens altas no Norte, a partir da tarde, e vento por vezes forte nas terras altas.

Está igualmente prevista uma pequena descida da temperatura mínima, em especial nas regiões do interior Norte e Centro, e uma pequena subida da temperatura máxima nas regiões Centro e Sul, mais significativa no Baixo Alentejo e Algarve.

As temperaturas máximas vão variar entre os 18º C (Guarda) e os 30º C (Setúbal).