Climatização: para purificar e poupar, este é o momento
Temperatura amena, poupança energética e combate directo às alergias. Continua a adiar a instalação de um ar-condicionado? Pois bem, chegou o momento.
O ar-condicionado veio revolucionar o mundo da climatização e, se há uns anos era uma escolha de luxo, hoje em dia existem opções para todos os bolsos. Associados tipicamente ao Verão para arrefecimento, são igualmente importantes nos meses mais frios, oferecendo uma alternativa mais económica e sustentável do que os tradicionais aquecedores.
A procura destes equipamentos dispara nos meses de maior frio e calor, mas, com a Primavera acabada de chegar, esta é uma das melhores alturas para tomar a decisão de instalar um ar-condicionado, uma vez que a procura é superior com a chegada das temperaturas mais altas do Verão - tornando assim mais difícil e demorada a experiência. Mas não só: há outras vantagens nas novas gerações de ar-condicionado que não se prendem apenas com temperatura.
Adeus alergias, olá ar limpo
Desde a pandemia da Covid-19 que a qualidade do ar passou a ser uma preocupação generalizada da população. A verdade, é que os filtros para melhorar a qualidade do ar já existem há um bom tempo em ares condicionados, mas, tal como tudo, sofreram uma grande evolução nestes anos recentes.
Estes filtros existem essencialmente para remover do ar que respiramos elementos nocivos. Estes podem ser vírus, mas também bactérias e alérgenos. Este último ponto torna-se particularmente importante no nosso país, onde 1 em cada 3 habitantes sofrem de alergias. Se no exterior é quase impossível controlar, nas nossas casas é possível mitigar os elementos invisíveis que espoletam as chamadas “crises alérgicas”, tão associadas à Primavera.
Um nome que se traduz em eficiência e eficácia
Para mostrarmos como os aparelhos de ar-condicionado evoluíram nos últimos anos vamos tomar como exemplo os da Mitsubishi Electric. Porquê? Por ser um dos maiores grupos mundiais, tanto na área residencial como de comércio (sendo inclusivamente um dos grupos com mais patentes registadas por ano), mas também por ter uma histórica bem-sucedida no mercado, onde está presente desde 1921.
É sabido que os preços da energia aumentaram e tardaram a baixar e, por isso mesmo, a eficiência energética é uma das principais preocupações actuais desta marca, principalmente em modelos como o Mitsubishi Electric MSZ-LN. Esta gama, como todas as da marca, está equipada com novos compressores DC Inverter, que garantem uma poupança energética ímpar, proporcionando maior capacidade e menor consumo.
Mas nem só disso se faz a poupança energética. A inteligência e auto-suficiência estão cada vez mais presentes. O i-See Sensor é um sensor integrado, que adequa de forma quase autónoma o funcionamento do ar-condicionado. É um sensor móvel que detecta a temperatura corporal das pessoas (e até animais de estimação!) e, conforme a mesma e a ocupação do espaço, adequa a performance do equipamento, gastando apenas a energia necessária para uma sensação térmica confortável.
As próprias evoluções no aspecto são notórias, agora com um design que permite adequar-se da melhor maneira ao espaço que o envolve. As opções actualmente disponíveis são mais que muitas, por isso, se quer climatizar da melhor maneira a sua casa, não continue à espera do Verão, porque o tempo certo é agora!